EnglishEspañolPortuguês

São Paulo ganha o Dia do Vegano a ser comemorado em 1º de novembro

4 de setembro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

A data coincide com o Dia Mundial Vegano e visa chamar a atenção para o consumo livre de sofrimento animal


Por Fátima ChuEcco


Foto: Pixabay

O Brasil tem mais bois que gente. Lamentavelmente são 218 milhões de bois destinados ao consumo e 202 milhões de pessoas no país. Por isso a Lei 17.145/2019, que passou a vigorar no dia 3 de setembro instituindo em SP o Dia do Vegano, pode ser vista como algo positivo, afinal, até alguns anos atrás muita gente sequer sabia o significado da palavra “vegano”.

Segundo o IBOPE cerca de 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. Ainda não há dados precisos sobre o número de veganos mas a produção de produtos alimentícios veganos tem se tornado um mercado promissor com muita gente à procura de comida sem qualquer item de origem animal. Por isso, inclusive, que surgiram várias feiras veganas por todo o país.

Em 1º de novembro já é comemorado o Dia Mundial Vegano com ações fortes em muitas regiões do planeta. Agora os adeptos do veganismo podem aproveitar também a data em SP para festivais de filmes, documentários, palestras e outras iniciativas que divulguem o veganismo.

Por ter se tornado uma data oficial no calendário do estado, muitas ações podem, inclusive, requisitar espaços públicos.

Foto: Pixabay

A lei foi sancionada a partir do PL (Projeto de Lei) 415/2018 do deputado estadual Wellington Moura (PRB). Abaixo a justificativa do projeto:

“O Dia Mundial Vegano foi estabelecido em 1994 por Louise Wallis, então presidente da Vegan Society da Inglaterra, a instituição vegana mais antiga do mundo, a que oficializou e cunhou o termo “vegano”. Louise estabeleceu que todo dia 1º de novembro seria comemorado o Dia Mundial Vegano justamente no aniversário de 50 anos da Vegan Society, criada em 1944.

O veganismo não é uma dieta, e sim o conjunto de ações em todos os aspectos da vida que demonstra recusa ao sofrimento dos animais. Os veganos, como são chamados os que praticam o veganismo, têm uma alimentação vegetariana, ou seja, nada de origem animal entra no cardápio. Isso inclui todos os tipos de carnes, todos os laticínios, ovos, mel e tudo que tenha em sua origem o sofrimento de algum animal. Nenhum produto de origem animal é livre de sofrimento e é por isso que os veganos não os consomem.

“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.” Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo