Dia Mundial da Limpeza: cuidar do nosso planeta é cuidar de nós mesmos

21 de setembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

O Dia Mundial da Limpeza, o World Cleanup Day, é comemorado todo dia 21 de setembro. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar toda a população mundial para a limpeza de florestas, ruas e praias. Diversas cidades em todo o mundo estão organizando mutirões e ações para coleta de lixo e ações educativas sobre coleta seletiva e o impacto negativo do lixo na natureza, principalmente nos oceanos.

Segundo site Limpa Brasil, o World Cleanup Day é “uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 21 de setembro 157 países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza! A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos”.

O acúmulo de lixo causa diversos problemas: inundações, contaminação, morte de animais marinhos e silvestres, além de poluição atmosférica. Hoje, estão sendo realizadas atividades em todo o mundo para alertar sobre a importância do consumo consciente e descarte responsável. Para conhecer a agenda de ações para o World Cleanup Day clique aqui.

No dia 21 de setembro deste ano também é comemorado o Dia Internacional da Limpeza Costeira, data criada pela organização Ocean Conservancy e celebrada todo terceiro sábado de setembro. Esta data incentiva a limpeza de praias e rio com o objetivo de preservar habitats aquáticos e conscientizar pelo impacto do lixo para a fauna marinha.

Dados apontam que há entre 5 e 12 milhões de resíduos plásticos nos oceanos. Este lixo afeta aves marinhas, tartarugas, baleias e milhares de espécies que confundem plástico com alimento e morrem. A data é um lembrete também do reconhecimento das consequências causadas pela atividade humana no meio ambiente.

    Você viu?

    Ir para o topo