Pixabay

Hoje, 9 de setembro, comemora-se o Dia do Médico Veterinário. A data foi escolhida porque foi neste dia, em 1933, que o então presidente Getúlio Vargas assinou um decreto que regularizou a profissão e o ensino da medicina veterinária no Brasil.

Essenciais na vida dos animais, os veterinários são profissionais que lidam em seu dia a dia com inúmeros casos difíceis de seres vivos doentes e feridos, muitos deles vítimas da crueldade humana.

Com seu trabalho, esses profissionais garantem bem-estar aos animais e salvam suas vidas. Em muitas ocasiões, eles são os responsáveis por mudar o destino de cães e gatos retirados de maus-tratos e abandono.

Atendendo-os após sofrerem violência ou serem covardemente abandonados, os veterinários dão aos animais a chance de viver uma nova história, essa repleta de amor, cuidados e proteção. Com isso, deixam no passado o sofrimento imposto a esses animais antes do resgate.

No entanto, embora a profissão seja de grande importância, ela ainda tem muito o que evoluir no que se refere ao ensino especista das universidades, que ensina os alunos a tratar animais silvestres e cachorros e gatos como seres sencientes que devem ser salvos, mas que não aplica a mesma lógica a animais como bois, porcos e galinhas, que são vistos pelo sistema educacional como seres nascidos para serem explorados e mortos, ensinando aos alunos técnicas para garantir maior produtividade ao pecuarista, aumentando seus lucros, ao invés de proteger esses animais da exploração e da morte.

Essa forma de ensino, lamentavelmente, é um reflexo de uma sociedade que trata alguns animais como vidas e outros como coisas, condenando milhares de seres vivos a uma vida miserável.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.