FUTURO

Crianças lançam campanha pelo meio ambiente no próximo sábado


Por Fátima ChuEcco*


Muitas crianças em uma ponte
Foto: Divulgação

Cerca de 160 crianças estarão amanhã, dia 21 de setembro, lançando a campanha “O nosso mar começa aqui”, em Ilha Bela, litoral norte de SP. Com idade entre seis e 10 anos, elas estudam no PEII – Pólo de Educação Integral de Ilhabela / Barra Velha, de gestão municipal, e farão uma caminhada com luvas e sacos para recolher o lixo e dar um bom exemplo de preservação ambiental. No caminho também exibirão cartazes, feitos por elas próprias, pedindo que as pessoas não joguem lixo no chão.

Um desenho escrito "nosso mar começa aqui"
Foto: Divulgação

O professor de Meio Ambiente da PEII, João Carlos Pereira Junior, conta que ele sai todas as semanas com os alunos limpando ruas, calçadas e terrenos baldios: “Estamos destruindo o nosso planeta, pedacinho por pedacinho, sem nos darmos conta de que tudo tem fim e que só temos um planeta para viver. Estamos encontrando um volume absurdo de bitucas de cigarro, sacos plásticos e outros tipos de lixo que são jogados nas ruas e que, com as chuvas, seguem direto para o mar”.

As crianças em uma floresta
Foto: Divulgação

Ele explica ainda que as crianças estão aprendendo que a maioria dos animais marinhos encontrados mortos, durante as caminhadas promovidas pela escola, foram envenenados pelo lixo humano: “Decidimos fazer a campanha `Nosso mar começa aqui` para que, além das crianças, mais pessoas se envolvam conosco numa ação que nos ensine e motive a cuidar do planeta e dessa Ilha bela que temos para viver”.

As crianças aprendendo em meio a plantas
Foto: Divulgação

A atividade, marcada para ter início às 8h30, pretende reunir as crianças com suas famílias e com professores, equipe gestora, monitores, merendeiros e responsáveis pela limpeza da escola. Aproveitando o começo da nova estação, o passeio deste sábado recebeu o nome de “Caminhada da Primavera por um mundo melhor” e vai da escola até a Praia do Perequê.

As crianças andando em um caminho no meio de uma espécie de fazenda
Foto: Divulgação

Os oceanos terão mais plásticos que peixes até 2050

Segundo o professor, a atividade estará integrada ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (World Cleanup Day) comemorado em 21 de setembro e que, por sua vez, faz parte da “Campanha Mares Limpos” da ONU para o Brasil. A proposta da campanha, que está em seu terceiro ano, é incentivar a formação de grupos de voluntários por todo o país para uma semana de limpeza de praias, rios, córregos e parques, de 14 a 21 de setembro.

Nas versões de 2017 e 2018 foram recolhidas toneladas de lixo contendo principalmente bitucas de cigarro, tampas de garrafa, canudos, garrafas plásticas, sacolas plásticas de supermercado, embalagens plásticas em geral, copos e pratos plásticos, garrafas de vidro, pedaços de isopor e talheres plásticos. Também foram recolhidos eletrodomésticos e sofás.

Relatórios da ONU mostram que, do total de plástico já produzido pela humanidade, apenas 9% é reciclado. Pelo menos 51 trilhões de partículas de microplástico já estão nos oceanos, ou seja, 500 vezes mais que o número de estrelas em nossa galáxia. Estimativas apontam que, se nada for feito para mudar o ritmo atual de produção, consumo e descarte de plásticos, até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes.

*Fátima ChuEcco é jornalista ambientalista e atuante na causa animal


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui