EnglishEspañolPortuguês

Comissão da Câmara aprova proposta para construção de mais matadouros públicos

13 de setembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Proposta agora deve ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania


Por David Arioch


“O programa proposto vem em boa hora, pois contribuirá para a modernização e adequação dos abatedouros públicos existentes” (Foto: MPF)

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta legislativa que prevê a construção e adequação de mais matadouros públicos em todo o país.

“O programa proposto vem em boa hora, pois contribuirá para a modernização e adequação dos abatedouros públicos existentes, bem como estimulará a construção de novos equipamentos nos pequenos municípios”, disse o deputado Fausto Pinato (PP-SP), que foi o relator do Projeto de Lei 2979/19.

De autoria do deputado Nivaldo Albuquerque (PTB-AL), o PL defende a implantação de mais matadouros municipais sob a justificativa de “contribuir com a economia dos pequenos criadores de animais”.

Segundo o autor, a construção dos abatedouros deve ser feita por convênio entre a União e os municípios. Albuquerque diz que a prioridade dos recursos federais será para reforma de abatedouros já existentes, mas desativados “ou que não cumprem as normas de vigilância ambiental, bem-estar animal e proteção ambiental”.

A proposta, que cria o Programa de Fomento à Construção, Modernização e Adequação de Abatedouros Públicos, deve ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo