Foto: BlogTO
Foto: BlogTO

Três vezes indicado ao Oscar, vencedor do prêmio TIFF Tribute e estrela do aguardado novo filme do Coringa, Joaquin Phoenix, reservou um tempo em sua agenda para apoiar pessoalmente a defesa dos direitos animais em uma estação de metrô de Toronto, no Canadá.

O ator estava na cidade para o 44º Festival Internacional de Cinema de Toronto, Phoenix apareceu na Estação de metrô St. George pouco antes das 16h. na segunda-feira (09) à tarde – poucas horas antes de receber o Prêmio de Ator do Tributo do TIFF, ao lado de Meryl Streep, em uma festa de gala em sua homenagem.

Enquanto esteva lá, o ator posou para fotos ao lado de uma campanha publicitária do grupo de defesa dos direitos animais BeFairBeVegan.

“Vegano desde os três anos de idade, Phoenix frequentemente empresta sua fama para apoiar a causa dos direitos animais, expressando seu apoio ao BeFairBeVegan já em 2016, quando a campanha foi lançada pela primeira vez em Nova York”, escreveu a organização em um comunicado para a imprensa.

Foto: BlogTO
Foto: BlogTO

“A mensagem do BeFairBeVegan se concentra nas experiências dos animais que exploramos para alimentos, tecidos, pesquisas, entretenimento e outros propósitos de exploração”, continua o comunicado.

“Os anúncios procuram lembrar aos espectadores que os animais são muito mais parecidos conosco do que normalmente reconhecemos, e que são as escolhas de consumo de cada indivíduo que mantêm esses seres sencientes em cativeiro”.

Phoenix não falou com o público, mas sua presença já foi o suficiente para lotar as escadas da plataforma. O ator vegano passou cerca de cinco minutos examinando os murais.

Anita Krajnc, do grupo de defesa vegana Toronto Pig Save, organizou a visita de Phoenix ao metro. Krajnc conheceu Phoenix enquanto protestava contra um matadouro em Los Angeles no verão passado.

Foto: THE CANADIAN PRESS/Cole Burston
Foto: THE CANADIAN PRESS/Cole Burston

“Ele está tão ocupado que a única janela de tempo que ele tinha era das 15 às 17h hoje e ele ainda tem a cerimônia de premiação para participar”, disse Krajnc. “No entanto, ele tirou um tempo para vir ver a campanha da Be Fair Be Vegan Toronto, porque são assuntos caros ao seu coração”, disse Krajnc.

Verdade seja dita, os anúncios na estação de St. George provavelmente receberiam atenção mesmo sem a ajuda de uma estrela internacional.

A campanha, que permanecerá exposta por oito semanas em Toronto, é emocionante e também triste.

Fotos de animais assustados são intercaladas com fatos reais e horríveis sobre as indústrias que os exploram, bem como frases poderosas como “Imagine nascer para ser destruído” e “Imagine perder todos os seus bebês”.

Foto: THE CANADIAN PRESS/Cole Burston
Foto: THE CANADIAN PRESS/Cole Burston

Phoenix não pôde comentar a campanha na estação de St. George na segunda-feira, embora tenha agradecido aos organizadores do evento pelo trabalho árduo e conversado com ativistas pelos direitos animais da região.

Os anúncios da campanha do BeFairBeVegan, podem ser vistos expostos em bondes, laterais e pontos de ônibus até novembro no Canadá.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.