Filhotes de urso aprendem a subir em árvores sob a supervisão da mãe


Foto: Valtteri Mulkahainen/Solent News
Foto: Valtteri Mulkahainen/Solent News

Filhotes de urso aprendem como subir em árvores enquanto suas mães assistem nessas incríveis fotos tiradas na natureza.

Um filhote de urso marrom parece ter dominado a arte da escalada, já que foi capaz de subir 15 pés (cerca de 4,5m), enquanto outro só conseguiu ficar a poucos metros do chão.

Essas fotos foram tiradas em Martinselkonen, um local selvagem no leste da Finlândia, popular para observação de ursos.

Valtteri Mulkahainen, 58 anos, que tirou a foto, disse: “Foi como uma aula no berçário”.

Foto: Valtteri Mulkahainen/Solent News
Foto: Valtteri Mulkahainen/Solent News

Mulkahainen, um professor do ensino médio da aldeia de Sotkamo, na Finlândia, assistiu à cena de um alojamento nas proximidades, enquanto os jovens ursos, que nasceram no inverno passado, estavam brincando na hora do jantar.

Ele disse que havia duas mães ursas que tinham três filhotes cada.

O Sr. Mulkahainen disse: “Os filhotes estavam brincando um com o outro no campo e então dois dos filhotes começaram a brincar com o menor deles”.

Foto: Valtteri Mulkahainen/Solent News
Foto: Valtteri Mulkahainen/Solent News

“Eles o fizeram subir na árvore e não o deixaram descer, mas a ursa adulta estava alerta para isso, então fez todos os filhotes escalarem as árvores.

A fêmea estava observando a área para ter certeza de que os filhotes estavam seguros e fora de perigo. Ela permaneceu perto de seus filhotes o tempo todo.

“Foi muito interessante ver a mãe protegendo seus filhotes, da mesma forma como nós humanos protegemos nossos filhos do perigo.”

Foto: Valtteri Mulkahainen/Solent News
Foto: Valtteri Mulkahainen/Solent News

Mães ursas zelosas e filhotes famintos

Uma mamãe ursa, desafiadora e corajosa, enfrentou uma família cujos gritos assustados espantaram seus três filhotes que correram de volta à floresta ao serem descobertos andando tranquilamente pela varanda da residência que fica na Carolina do Norte, EUA – e então a ursa roubou a tigela do cachorro cheia de comida e levou embora.

O momento em que os ursinhos curiosos passeavam pelo quintal da casa da família Loflin, em Banner Elk, foi filmado em vídeo minutos depois do cachorro começar a latir e implorar para deixarem ele entrar de volta.

Elizabeth Loflin disse que o incidente, em 18 de julho, aconteceu por volta das 3:30 da tarde – e ela não tinha conhecimento dos visitantes inesperados até que eles deixaram o cão sair para o quintal.

“No segundo em que ele saiu, ele começou a latir e implorar para entrar de volta. Achamos aquilo estranhamo, mas nem cinco minutos depois, uma mamãe ursa e três filhotes sobem na nossa varanda e roubam comida de cachorro”, disse Loflin.

No vídeo, a mãe caminha pela varanda dos fundos da casa da família, seguida por seus três filhotes.

A mãe imediatamente fareja alguns alimentos para cães que estão próximos e mergulha diretamente na direção da comida.

De dentro de casa, um homem tenta espantar os ursos gritando e fazendo barulhos altos.
Isso assusta a família de ursos momentaneamente, fazendo com que eles debandem.

Os filhotes, em seguida, seguem em direção a um caminho para a floresta nas proximidades, mas a mãe urso certifica-se de pegar a tigela de comida de cachorro antes de correr atrás de seus bebês.

Foto: Elizabeth Loflin/Storyful
Foto: Elizabeth Loflin/Storyful

Rindo, a família assiste enquanto os ursos desaparecem na floresta.

“Não importa!”, o homem diz de dentro da casa referindo-se a tigela.

Thomas Loflin disse à WSOCTV: “Eu achei a cena incrível. As pessoas imaginam que, no lugar onde vivemos, em meio a natureza e os animais selvagens, você os veria o tempo todo, mas isso é muito mais raro do que você pensa”.

A Carolina do Norte Wildlife Commission relata que os ursos são comuns na Carolina do Norte.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

MAUS-TRATOS

HABITATS DESTRUÍDOS

OMISSÃO

ECONOMIA CIRCULAR

DEDICAÇÃO

TECONOLOGIA

COMPAIXÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>