Momento foi observado por turistas que passavam no local.
Por Heloiza Dias
Um raro encontro entre dois animais foi observado por turistas e um orientador do Parque Nacional Luangwa do Sul, na Zâmbia. Um hipopótamo se aproximou calmamente de uma hiena-pintada que estava dormindo, ao despertar a hiena apenas o observou e os dois chegaram a tocar os focinhos.
“A hiena não correu e os dois começaram a cheirar um ao outro, quase como se beijassem um ao outro”, disse Njobvu – chefe da Shenton Safaris , à National Geographic.
Os animais permaneceram se cheirando por cerca de vinte minutos, a hiena rolava de um lado para o outro enquanto o hipopótamo a observava de perto.
Especialistas especulam que esse é um caso de curiosidade juvenil, animais nessa idade normalmente estão recolhendo dados sobre o ambiente que vivem e com quem o partilham.
A hiena foi surpreendida pelo hipopótamo que apenas apresentava certa curiosidade sobre ela, o fato de nenhum dos animais ter fugido é devido a maneira como essa situação foi dada, ambos não apresentavam comportamento agressivo.
Arjur Dheer – especialista em hienas-pintadas do Tanzânias’s Ngorongoro Crater, uma área de conservação ambiental – afirma que havia interesse mútuo dos animais, mas não descarta o medo que eles sentiam um do outro.
As hienas são os predadores mais bem-sucedidos da África, porém os hipopótamos são animais bastante perigosos, sendo responsáveis por muitas mortes de humanos todos os anos.