Tartaruga é encontrada morta com corpo coberto por óleo em praia no Maranhão


Coberta por óleo, uma tartaruga foi encontrada morta na Ilha dos Poldros, localizada no Delta do rio Parnaíba, região que fica no território do Maranhão, próximo à divisa com o Piauí. O corpo do animal foi encontrado por um surfista.

Na região, manchas escuras, que aparentam ser de óleo, foram registradas pela coordenação de emergência ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). O mesmo registro foi feito em praias do Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Foto: Reprodução

Amostras das manchas foram coletadas por equipes da Capitania dos Portos e do Ibama do Piauí e Maranhão e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, localizado em Arraial do cabo-RJ, irá analisar as amostras.

O material, de acordo com o chefe da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, Daniel Castro, passará por uma análise conhecida como “cromatografia” para que se tente descobrir a origem da mancha. “Com esse teste podemos chegar até a empresa que seria responsável por esse material”, disse ao G1.

“O vazamento de óleo tem risco potencial enorme, ainda mais em áreas sensíveis, como o Delta do Parnaíba. Mas só teremos uma análise precisa dos riscos quando tivermos certeza do tamanho desse vazamento”, completou Daniel.

A presença das manchas foi confirmada pela bióloga Werlane Magalhães, do Instituto de Tartarugas do Delta, que fez uma vistoria na região. Segundo ela, se banhistas encontrarem animais vivos ou mortos nas praias, o recomendável é não tentar retirar o óleo do corpo deles ou soltá-los no mar. É indicado, nesses casos, que veterinários ou órgãos especializados sejam acionados para realizar o resgate dos animais. No litoral do Piauí, o Instituto Tartarugas do Delta atende a esse tipo de chamado através de seu site oficial.

A Capitania dos Portos emitiu uma nota sobre o caso. Confira abaixo na íntegra.

A Marinha do Brasil por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval participa que tomou conhecimento, por intermédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) do Maranhão, do aparecimento de mancha de óleo na Ilha dos Poldros, município de Araioses-MA, localizada na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba. Tempestivamente foram realizadas ações de cooperação entre esta capitania, a Capitania dos Portos do Maranhão, já que o local encontra-se dentro da área de Jurisdição daquela Capitania dos Portos, o IBAMA Maranhão, o IBAMA Piauí e o Corpo de Bombeiros do DF, com o emprego de embarcações e militares com conhecimento de navegação local para cooperar com a coleta de amostras do óleo para análise. A amostra coletada será enviada para análise pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, localizado em Arraial do cabo-RJ, organização militar da Marinha do Brasil, após o resultado da análise será possível descobrir qual a origem destas manchas de óleo, que já vem aparecendo em todo o litoral nordestino.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ESTADOS UNIDOS

FEBRE AMARELA

REVERSÃO

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>