EnglishEspañolPortuguês

Imagens flagram tartarugas exploradas pelo turismo e sofrendo maus-tratos em Bali

25 de setembro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

As fotos tiradas em centros autointitulados de “conservação das espécies” mostram os répteis sendo manuseados, tirando selfies com turistas e mantidos em condições insalubres


 

Foto: Caters News Agency
Foto: Caters News Agency

Imagens mostrando as condições terríveis a que alguns animais são submetidos em atrações turísticas de Bali que alegam ser conservacionistas, foram divulgadas nas redes sociais.

As fotos foram tiradas em junho deste ano em dois centros de conservação de tartarugas na Indonésia e mostram tartarugas sendo mantidas em compartimentos pequenos e inadequados com água rasa e suja.

O vídeo também mostra cobras com a boca presa por fitas adesivas.

Um dos centros envolvidos é a Ilha da Tartaruga, em Bali.

Apesar das críticas que as fotos geraram, nenhuma ação foi tomada, levando ONGs e turistas a exigir mudanças.

O Dr. Chris Draper, chefe do departamento de bem-estar animal e cativeiro da ONG Born Free, disse que as fotos revelam a implementação sistemática de tratamentos que prejudicam os animais.

“Esses seres indefesos e sensíveis estão sendo mantidos em condições terríveis, que arriscam a saúde de animais e pessoas”, disse ele.

“Fechar a boca de uma cobra com fita adesiva mostra, com imensa crueldade, o quanto é inapropriado para esses animais serem explorados dessa maneira”.

Foto: Caters News Agency
Foto: Caters News Agency

As tartarugas marinhas geralmente migram milhares de quilômetros e são animais solitários.

Mas na Ilha das Tartarugas, cada piscina contém inúmeras tartarugas confinadas em “currais” de concreto, com muitas delas subindo umas sobre as outras.

Foto: Caters News Agency
Foto: Caters News Agency

Um observador que conversou com um jornalista do centro onde elas são mantidas afirma ter visto as tartarugas serem pegas e tocadas pelos visitantes e cair continuamente de uma altura de vários metros.

“Isso me fez mal, é terrível saber que esses locais podem funcionar livremente”, disse a testemunha que optou por não ser identificada”.

Foto: Caters News Agency
Foto: Caters News Agency

“Para as tartarugas, o fato de serem tiradas da água e passadas constantemente de mão em mão para tirar fotos, é muito estressante”.

Existem seis centros de turismo Turtle Island, que também abrigam morcegos, corujas e macacos, que afirmam ajudar a população de tartarugas através de “resgate, reabilitação e liberação para os programas selvagens”.

Foto: Caters News Agency
Foto: Caters News Agency

Relatos apontam que algumas tartarugas são capturadas por pescadores antes de serem entregues aos centros. Uma vez lá, elas passarão o resto de suas vidas sendo manejadas e mantidas em cativeiro.

Vários sites oferecem passeios pela ilha, um deles divulgando o lugar como um paraíso “dedicado à conservação de tartarugas”.

Foto: Caters News Agency
Foto: Caters News Agency

A ONG Born Free, do Dr. Chris Draper, desenvolveu uma nova plataforma on-line, a Raise the Red Flag (Levante a Bandeira Vermelha), que permite que as pessoas denunciem casos de animais selvagens em cativeiro que sofrem e façam suas vozes serem ouvidas”.

Os viajantes são incentivados a relatar a atividade no site da organização.

Foto: Caters News Agency
Foto: Caters News Agency

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo