Estudo revela que alimentação à base de vegetais ajuda na perda de peso e diminui o risco de diabetes


Novas pesquisas sugerem que uma dieta vegana de 16 semanas pode aumentar as bactérias intestinais ligadas a melhorias no peso corporal, composição corporal e controle de açúcar no sangue


 

Foto: Shuttterstock
Foto: Shuttterstock

Uma dieta baseada em vegetais pode ajudar na perda de peso e reduzir potencialmente o risco de diabetes, diz um novo estudo.

A nova pesquisa, que chamou a atenção de grandes agências de notícias, foi apresentada na Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes, em Barcelona. O estudo sugere que uma dieta vegana de 16 semanas pode “aumentar as bactérias intestinais ligadas a melhorias no peso corporal, composição corporal e controle do açúcar no sangue”.

Foto: Adobe
Foto: Adobe

Cientistas do Comitê de Médicos para Medicina Responsável (PCRM) de Washington DC (EUA) testaram os efeitos de uma dieta vegana em um grupo de 148 pessoas, das quais 73 mudaram para uma alimentação vegana com pouca gordura por quatro meses.

O grupo vegano perdeu uma quantidade significativa de peso (uma média de 13 lb ou 5,8 kg), além de melhorar a sensibilidade à insulina – a capacidade de seus corpos de absorver o açúcar da corrente sanguínea. Ser mais sensível à insulina reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

As bactérias intestinais desempenham um papel importante na regulação do peso e no risco de desenvolver diabetes tipo 2. Os autores sugerem que alterações nas bactérias intestinais podem ter sido responsáveis pelos efeitos benéficos observados.

Foto: Sweat
Foto: Sweat

O artigo continua discutindo se a mudança nas bactérias intestinais foi ou não responsável pela perda de peso.

Qualquer que seja o mecanismo utilizado, a descoberta soma-se a um grande conjunto de evidências que mostram como uma dieta vegana pode ajudar a perder e manter um peso saudável e reduzir o risco de diabetes, sem falar nos benefícios para o planeta e para as inúmeras vidas de animais que serão poupadas.

Leia o artigo completo aqui.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO

VISIBILIDADE

CANADÁ

ABRAÇO ANIMAL

DENÚNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>