EnglishEspañolPortuguês

Mãe coala arrisca a vida para proteger o filho de incêndio na Austrália

8 de setembro de 2019
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: JimBoomba Police
Foto: JimBoomba Police

Exemplos de amor incondicional e até sacrifício por parte dos animais em relação a seus entes queridos não são raros, há vários casos documentados, provas da capacidade inquestionável desses seres sencientes de amar, sofrer, criar vínculos e compreender o mundo ao seu redor.

Essa mãe coala é um desses flagrantes comoventes. encontrada coberta de queimaduras abraçada ao seu filhote, ela parecia protegê-lo em atitude maternal, enquanto incêndios fora de controle continuavam queimando em diversas partes do país e destruindo dezenas de casas.

A polícia encontrou a mãe coala com queimaduras severas nas costas e uma das orelhas chamuscada em Canungra, no interior da Costa Dourada, na Austrália, na tarde de sexta-feira última (7).

O animal estava sentado em uma árvore caída e protegia seu bebê que estava milagrosamente ileso.

“Tudo foi queimado até o chão ao redor deles”, disse o sargento Peter Weugh ao The Beaudesert Times.

“Quando a encontramos, parecia que ela estava deitada em cima de sua filha, como se estivesse embalando-a e confortando o bebê.”

Foto: Nine News
Foto: Nine News

Após encontrados, mãe e filha foram levados ao hospital de vida selvagem da RSPCA em Queensland.

Os moradores da área tentaram salvar o maior número possível de animais e os transportaram para fora da área, enquanto o incêndio já se espalhava por mais de 10 km e se aproximava cada vez mais de suas casas.

Kelly Casey disse à ABC que ela foi capaz de salvar alguns cavalos.

Recebemos um telefonema nesta manhã de que precisávamos evacuar alguns cavalos de Binna Burra, então voltamos e acabamos trazendo alguns cavalos e os levando para um local seguro”, disse ela.

Foto: Nine News
Foto: Nine News

“Minha vizinha tem duas alpacas em seu terreno no momento e acho que agora existem cerca de 16 cavalos abrigados no parque de exposições da cidade”.

A porta-voz do Corpo de Bombeiros, Kaye Healing, disse que as equipes em torno de Canungra estavam exaustas, mas a agência meteorológica alertou que os ventos ainda estão chegando a 50 km/h na região.

“Eles estão cansados e os resgates tem sido extremamente estressantes”, disse ela.

“Eles são membros dessas comunidades e viram casas queimando até serem destruídas e não havia nada que pudessem fazer”.

Atualmente, os bombeiros estão combatendo pelo menos 69 incêndios em todo o estado, com milhares de hectares queimados e mais de uma dúzia de propriedades destruídas.

Dez casas na região de Sarabah, nos arredores de Gold Coast, foram queimadas, enquanto outras sete foram destruídas em Stanthorpe, no sudeste do estado.

“Esta é a casa de uma pessoa, é aqui que eles criaram seus filhos e netos”, disse a premier de Queensland Annastacia Palaszczuk aos repórteres no sábado.

“Então, temos várias famílias no momento que estão passando por momentos realmente traumáticos.

“Estamos tentando alcançar essas famílias e ajuda-las no que for possível”.

“Entendemos que todos eles estão seguros, mas no momento eles estão sofrendo muito e é preciso que todos saibam nossa comunidade se unirá e, com certeza, garantirá que eles se recuperem”.

O aviso “Saia imediatamente” emitido perto de Stanthorpe foi rebaixado para “Observe e aja).

Uma moradora de Stanthorpe, Samantha Wantling, descreveu a cena dos incêndios como apocalíptica.

“É como se uma bomba atômica tivesse explodido.”

Foto: EPA
Foto: EPA

Foram emitidos avisos de emergência para as regiões de Binna Burra, Applethorpe, The Summit, Thulimbah, Cottonvale e Dalveen.

O incêndio fora de controle em Binna Burra está se movendo rapidamente em direção ao vale de Numinbah e Springbrook, s moradores foram avisados para ficarem alertas.

Foto: PR Image
Foto: PR Image

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo