EnglishEspañolPortuguês

Ursos pardos de Yellowstone entram novamente na lista de espécies ameaçadas

5 de agosto de 2019
1 min. de leitura
A-
A+

Por Rafaela Damasceno

A espécie Ursus arctos horribilis foi classificada novamente como ameaçada de extinção, pela instituição Fish and Wildlife Service, dos Estados Unidos. Os ursos costumam viver no Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming.

Um urso pardo na natureza
Foto: WIKIPEDIA COMMONS

Em 2017, houve uma proposta de remoção da espécie da lista de animais ameaçados, sob o pretexto de que a população havia aumentado. O deslistamento permitiria a caça dos ursos, após quatro décadas de proibição.

Ambientalistas e tribos indígenas nativas protestaram pelo cancelamento da decisão. A juíza Dana Christensen concordou, apontando a falta de dados científicos sobre o aumento da população.

A política republicana Liz Cheney discordou da decisão da juíza, dizendo que a reinclusão dos animais na lista foi causada por uma perseguição de ambientalistas radicais que esperam destruir o modo de vida americano.

Atualmente, cerca de 2 mil ursos pardos habitam 48 estados americanos. O parque de Yellowstone abriga 700, que são mortos por caçadores constantemente, segundo a Revista Galileu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo