EnglishEspañolPortuguês

Tigres são cutucados com varas e obrigados a saltar por argolas em feira agrícola

25 de agosto de 2019
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Karen Schiely/Beacon Journal Ohio
Foto: Karen Schiely/Beacon Journal Ohio

Imagens de tigres sendo explorados para entretenimento em uma feira anual de produtos agrícolas, Summit County Fair, que acontece em Ohio nos Estados Unidos, causaram uma onda de revolta on-line ao serem postadas nas redes sociais.

No vídeos os animais podem ser vistos estressados e inquietos sendo mantidos em jaulas pequenas, mas os operadores do show disseram que defendem a prática de manter os tigres em jaulas e cutucá-los com um bastão para que se movimentem.

“Fiquei chocada ao encontrar muitas jaulas contendo tigres na feira em uma cidade como a nossa. Os tigres são mantidos nessas pequenas gaiolas por HORAS antes do ‘show’ ”, disse uma mulher que mora na região em um post de quarta-feira em sua página pública no Facebook.

Este post – que foi também postado no site de discussão Reddit (rede social) – recebeu mais de 500 comentários a maioria deles condenando a feira por incluir o show com os tigres na programação de entretenimento deste ano.

No post também pode ser visto um vídeo mostrando um homem usando uma vara para cutucar um dos tigres no que parece ser a área de jaulas onde os tigres se ficam. O show de tigres inclui os animais em pé sobre pedestais, pulando uns sobre os outros e pulando por aros.

“Estou muito enojado com a decisão da feira de realizar este horrível show com animais exóticos (que parecem estar infelizes) sendo chicoteados e agredidos com bastões para fazer truques de circo”, disse Switalski no post, que recebeu mais de 1.300 ações e 600 comentários. “Eu não voltarei no ano que vem e espero que ninguém mais o faça”. Seu vídeo do tigre sendo cutucado também foi visto mais de 66 mil vezes.

Foto: Karen Schiely/Beacon Journal Ohio
Foto: Karen Schiely/Beacon Journal Ohio

“Fiz o post como uma tentativa de aumentar a conscientização”, disse Switalski à News 5. “Eu queria que as pessoas soubessem o que estava acontecendo dentro da feira antes de gastar seu dinheiro em um ingresso para entrar, diferente de mim. Se eu soubesse exibição de tigre, eu não teria entrado, porque eu não quero meu dinheiro indo em direção ao apoio de tal show”.

Na noite de quinta-feira, o vídeo tinha tido mais de 50 mil visualizações.

Judit Nerger, da Flórida, proprietária e operadora do show de tigres ao lado de seu marido Juergen, disse que as gaiolas – usadas enquanto os tigres estão na estrada – estão de acordo as especificações descritas nas leis e os tigres se alimentam e cumprem os regulamentos federais. Ela mencionou ainda havia conectado duas das gaiolas, dando aos dois dos tigres um espaço maior para sair.

Foto: Facebook/Reprodução
Foto: Facebook/Reprodução

O Animal Welfare Act (lei de bem-estar animal) exige apenas que cercas de perímetro ao ar livre para grandes felinos tenham pelo menos 8 metros de altura para manter animais e pessoas não autorizadas fora de alcance.

Judit disse ainda que o bastão é usado apenas “para levantá-los – e não machuca os animais. É apenas uma “pequena pressão” sob a barriga.

“Esses tigres são os membros da nossa família”, disse ela. “Mesmo que eles estejam fora e em gaiolas, nós os tratamos como animais domésticos – não é apenas um trabalho [realizando o show de tigres]. É mais que isso.

Foto: Facebook/Reprodução
Foto: Facebook/Reprodução

Membros da família trancados em gaiolas e cutucados com bastões representam uma forma estranha de demonstrar amor.

Howard Call, diretor da Summit County Fair disse que “os tigres podem ficar na jaula, andar dentro dela”.

Foto: Facebook/Reprodução
Foto: Facebook/Reprodução

A feira já recebeu críticas anteriormente e foi alvo de reações de revolta do público quando realizou outro show de tigres em 1999, 2000 e 2001 – antes da época das redes sociais Facebook e Redditt e seu poder de alcance.

Animais em shows

Pelo menos duas cidades de Ohio proibiram animais exóticos de atos de circo que chegam a suas cidades.

Em 2017, o Delaware se tornou a primeira comunidade de Ohio a promulgar tal proibição.

No início deste ano, o Conselho Municipal de Cincinnati aprovou tal proibição. A cidade já tinha uma lei sobre os livros que restringiam as pessoas de possuir ou exibir animais selvagens.

O conselho da feira divulgou uma declaração para responder às preocupações sobre os tigres, dizendo que os tigres são tratados com “mãos e respeito amorosos”, assim como “nossos outros animais justos”.

Debbie Medkeff de Cuyahoga Falls, uma enfermeira da escola aposentada, entrou em contato com o jornal Beacon/Ohio.com na quinta-feira depois de ler sobre os tigres no Facebook.

“Eu estava planejando ir até lá [para a feira] e [agora] eu pessoalmente não irei mais”, disse ela, repetindo o que dizem muitos dos comentários no Facebook.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo