INCÊNDIOS FLORESTAIS

Fumaças de queimadas na Amazônia chegam ao Uruguai

O caso preocupou os uruguaios e levou o Ministério de Saúde Pública do Uruguai a divulgar um comunicado sobre os riscos provocados pela fumaça.

Pessoas praticam exercícios físicos em Montevidéu em meio à fumaça (Imagem: Xinhua/Nicolás Celaya/27.08.19)

As fumaças das queimadas na Amazônia chegaram ao Uruguai na terça-feira (27), cobrindo o país com uma forte neblina, num fenômeno semelhante ao registrado em São Paulo recentemente.

Pessoas praticam exercícios físicos em Montevidéu em meio à fumaça (Imagem: Xinhua/Nicolás Celaya/27.08.19)

A presença da fumaça foi confirmada pelo técnico-chefe do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), Néstor Santayana, que explicou que neblina está a uma altitude considerável na atmosfera, longe do solo. As informações são da agência EFE.

O caso preocupou os uruguaios e levou o Ministério de Saúde Pública do Uruguai a divulgar um comunicado sobre os riscos provocados pela fumaça. No entanto, segundo o órgão, nenhum incidente foi registrado no país até o momento.

O governo destacou que a fumaça pode causar irritação no sistema respiratório e agravamento de doenças cardíacas e doenças pulmonares crônicas. Os sintomas, segundo o comunicado, são tosse, ardência nos olhos, dor no peito, dor de cabeça, ataques de asma, cansaço e ritmo cardíaco acelerado.

“Inclusive pessoas saudáveis podem ficar doentes se houver uma quantidade suficiente de fumaça no ar”, disse o Ministério.

Fotos dos incêndios na Amazônia foram publicadas nos jornais do mundo inteiro e expuseram o descaso do governo Bolsonaro com as políticas de proteção ambiental, levando lideranças europeias, em especial o presidente da França, Emmanuel Macron, a fazer críticas ao presidente brasileiro.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui