EnglishEspañolPortuguês

Dois homens são filmados surfando nas costas de tubarão-baleia ameaçado de extinção

27 de agosto de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Foto:@CEN
Foto:@CEN

Os dois homens, que se acredita serem um turista e um guia turístico, posaram orgulhosamente para fotos enquanto estavam em pé sobre as costas de um tubarão-baleia em um feriado o México.

O animal, que é uma espécie protegida, é inofensivo para os seres humanos e se alimentam de plâncton.

As fotos foram tiradas perto das ilhas Isla Holbox ou Mujeres, no Mar do Caribe, que pertencem ao estado de Quintana Roo, no sudeste mexicano.

Os tubarões-baleia, que normalmente atingem mais de 40 pés de comprimento, são espécies protegidas no México.

Foto:@CEN
Foto:@CEN

Fotos dos homens andando em cima do mamífero provocaram indignação e revolta nas mídias sociais.

“O operador da excursão e o turista que subiu naquele pobre animal deveriam ser punidos”, disse um usuário.

Outra pessoa disse: “São pessoas incivilizadas que eu condeno da maneira mais forte.”

Um comentário dizia: “O operador da excursão e o turista que subiu naquele pobre animal deveriam ser punidos”.

A Comissão Regional da Península de Yucatán, que supervisiona esta área costeira, disse que está investigando a “autenticidade” das imagens.

A comissão questionou se as fotos foram tiradas na região por causa do tipo de corda usada.

No entanto, o World Wildlife Fund já está trabalhando com a comunidade de Isla Holbox, onde as fotos podem ter sido tiradas, devido às preocupações com as viagens de observação de baleias.

O WWF disse: “Infelizmente, alguns guias estavam permitindo que os turistas montassem nos tubarões, e a WWF foi convidada a ajudar a desenvolver um código de conduta para a nova indústria.

Foto:@CEN
Foto:@CEN

“Junto com seus parceiros, o WWF negociou com as partes envolvidas para estabelecer regulamentos que ajudassem a tornar o turismo lucrativo sem prejudicar os animais”.

Os tubarões-baleia são uma espécie em extinção porque são caçados pelo óleo de seus fígados que são usados para impermeabilizar barcos.

Em 2016, haviam pouco mais de 7 mil desses animais no oceano. O maior tubarão-baleia já mediu 61 metros de comprimento e eles são as maiores espécies de peixes.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo