EnglishEspañolPortuguês

Deputado Célio Studart cobra informações sobre animais afetados por incêndios florestais

30 de agosto de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

“Vale ressaltar que há, nesta região, espécies sensíveis e ameaçadas de extinção, bem como as que sequer chegaram a ser catalogadas formalmente” (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) enviou ofício ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim, solicitando explicações detalhadas sobre planos emergenciais de manejo da fauna afetada pelos incêndios florestais. Atualmente, Célio preside a Subcomissão em Defesa do Direito Animal, da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

A solicitação do parlamentar foi motivada pela ausência de informações oficiais sobre os animais feridos ou fugidios de seu habitat natural pós-incêndio na região da Amazônia, onde focos de fogo se alastraram por nove estados brasileiros inseridos no bioma amazônico.

Dentre as informações solicitadas, estão também dados sobre o trabalho dos Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), sob gestão do Ibama e vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Segundo Studart, a ausência de informações oficiais sobre os animais feridos impacta diretamente no trabalho do Congresso em relação a ações para preservação das espécies. “Vale ressaltar que há, nesta região, espécies sensíveis e ameaçadas de extinção, bem como as que sequer chegaram a ser catalogadas formalmente”, salienta o deputado.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo