EnglishEspañolPortuguês

Candidato à presidência lança plano de bem-estar animal enquanto Trump despreza espécies ameaçadas

23 de agosto de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Julián Castro, político norte-americano do partido democrata, tornou-se o primeiro candidato democrata concorrendo à presidência a divulgar um plano detalhado sobre os direitos animais.

O político discursando com um microfone na mão
Foto: Salwan Georges/The Washington Post

Com seu conjunto de propostas, Castro está entre as principais vozes para os avanços da proteção aos animais. Entre suas propostas, estão: banir a eutanásia de cachorros e gatos saudáveis em abrigos de animais, tornar a crueldade contra os animais um crime federal e expandir as terras protegidas nos Estados Unidos.

O plano de governo foi elogiado por ativistas em defesa dos direitos animais, que pressionaram outros políticos a fazerem propostas semelhantes e apoiar a causa animal.

“Precisamos encontrar uma maneira de respeitar os animais e acabar com o que é, na maioria das vezes, um tratamento cruel”, diz o site de campanha de Castro.

Uma pesquisa de 2015 feita pela Gallup descobriu que um terço dos americanos desejam que os animais recebam os mesmos direitos atribuídos aos seres humanos. Outros 62% acreditam que, no mínimo, os animais merecem proteção.

Ao contrário de Trump, que recentemente enfraqueceu a Lei de Proteção de Espécies Ameaçadas – que conseguiu salvar algumas espécies dos Estados Unidos da extinção -, Castro declarou que deseja fortalecê-la. O candidato ainda criticou o atual presidente, afirmando que não cometerá os mesmos erros.

“O presidente não se importa com os animais e suas ações cruéis provam isso. Ele colocou o lucro das empresas acima de criaturas vivas”, declarou, em entrevista ao Washington Post. Castro acrescentou que seu plano de governo visa desfazer os danos causados por Trump.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo