ABUSO

Atleta que mordeu e arrancou cabeça de galo vivo em jantar responderá a processo por crueldade animal

O vídeo divulgado nas redes sociais causou revolta e comoção entre os usuários, além do processo, uma petição foi lançada pedindo que ele seja excluído da equipe de pelota basca da França

Imagem ilustrativa | Foto: Alamy
Imagem ilustrativa | Foto: Alamy

Ativistas pelos direitos animais estão movendo um processo contra o atleta Bixente Larralde por crueldade animal após imagens mostrando o acusado mordendo e arrancando a cabeça de um galo vivo durante um jantar com amigos terem sido divulgadas nas redes sociais.

A fundação Brigitte Bardot disse que as ações do acusado, que também é jogador de pelota basca, foram “chocantes e repugnantes”.

No breve vídeo aparentemente feito em junho, o atleta sorridente é visto sentado a uma mesa com amigos acompanhado de várias garrafas de vinho e um galo. Larralde agarra o pássaro e, enquanto luta, morde a cabeça da ave, que ele então arranca e cospe.

Daniel Raposo, da fundação BB, disse que os advogados da organização foram instruídos a processar. “Devemos destacar isso, porque é grave e punível pela lei”, disse ele.

Foto: Twitter/Reprodução
Foto: Twitter/Reprodução

“É sempre motivo de surpresa e repúdio em pleno ano de 2019 ver pessoas matando animais por diversão. Este homem pode ser um exemplo para os jovens – portanto, não podemos deixar que este ato fique impune”, acrescentou ele.

“Se foi uma noite de bebedeira ou não, os animais são seres sensíveis e existem leis que os protegem. O que ele fez é uma ofensa criminal”.

Larralde disse ao site de notícias Basco Mediabask que não queria comentar a ação legal. No entanto, o site informou que ele disse que estava ciente de que seu comportamento era “um erro e uma coisa péssima de se fazer”.

Se for condenado por crueldade contra animais, Larralde poderá ser multado em até € 30.000. Uma petição foi lançada, pedindo que ele seja excluído da equipe de pelota basca da França e abandonado pelos patrocinadores.

A organização que atua em defesa dos direitos animais 30 Million Friends disse que se juntaria à ação legal da fundação BB.

O jantar aconteceu após uma partida do campeonato em Hasparren, a sudeste de Bayonne, vencida pelo irmão mais velho de Larralde, Peio. A pelota basca é um esporte de quadra jogado com uma pancada de bola usando a mão ou uma raquete, bastão ou cesta.

O galo é um símbolo não oficial da França.

Atenção imagens fortes:

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui