Casal de ursos que vivia em zoológico no Ceará chega a santuário em SP


O casal de ursos que vivia em um zoológico em Canindé (CE) chegou no começo da tarde desta sexta-feira (30) no santuário Rancho dos Gnomos, em Joanópolis (SP). A transferência, determinada pela Justiça, se deu por causa do calor excessivo do Ceará, inadequado à espécie.

Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos

Os ursos foram transportados de Canindé até Fortaleza, depois embarcaram num avião e desceram no Aeroporto de Guarulhos. De lá, viajaram por cerca de 4 horas até o santuário.

Verrú e Mizar, como passaram a ser chamados os ursos após a mudança para o novo lar, devem permanecer dentro de caixas de transportes até a manhã de sábado (31), quando serão soltos nos recintos preparados para eles. Esse procedimento é realizado para que eles descansem e se acostumem com o novo ambiente. As informações são do G1.

“É por duas questões: descanso, já que eles estão muito cansados da viagem, e segurança. Eles estão desde quarta-feira separados em caixas de transporte e, apesar de terem morado juntos, a gente não julga prudente soltar esses animais. É um ambiente novo, cheiros novos, se acontece alguma intercorrência, se eles se estranham por qualquer motivo, nós não teríamos como intervir”, explicou a veterinária do santuário, Carla Spechoto.

Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos

As caixas de transportes foram colocadas embaixo de árvores no santuário, que é o mesmo onde morou a ursa Rowena, que morreu em julho devido a complicações de um tumor. Ela ficou conhecida como a “ursa mais triste do mundo”, denominação que foi transformada durante os meses em que ela viveu no Rancho dos Gnomos, onde desfrutou de uma qualidade de vida que nunca tinha presenciado antes.

A transferência de Verrú e Mizar do zoológico para o santuário contou com policiais militares, representantes do santuário Rancho dos Gnomos, funcionários do zoológico de Canindé e representantes da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE).

Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos
Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos
Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AÇÃO SOCIAL

AÇÃO SOCIAL

PRECAUÇÃO

ÍNDIA

ESTUDO

ÓRFÃO

ARTIGO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>