EnglishEspañolPortuguês

PL exige divulgação de quantidade de agrotóxicos nos alimentos

29 de agosto de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

No caso de descumprimento, o projeto de lei prevê multa diária contra a marca ou indústria responsável no valor de R$ 5 mil até o recolhimento e regularização dos produtos | Foto: Pixabay

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) protocolou um projeto de lei exigindo que produtores divulguem na embalagem de alimentos a especificação e quantidade de agrotóxicos e produtos químicos utilizados durante o processo de produção.

O PL 4422/2019 também determina que as informações sejam expostas separadamente da tabela nutricional. No caso dos produtos comercializados “a granel”, as especificações devem estar ao lado da tabela de preços. A embalagem deverá ter, ainda, número de telefone ou e-mail para possibilitar o contato do consumidor final com a empresa.

Na justificativa da proposição, Célio Studart afirma que a repercussão internacional em razão da quantidade de agrotóxicos utilizados em solo brasileiro, bem como o alto número de liberações em um curto período de tempo, prejudica cada vez mais a imagem, o comércio e a credibilidade do Brasil.

“O objetivo é desencorajar o uso excessivo de tais substâncias e dar mais transparência acerca de sua utilização ao mercado consumidor brasileiro, que sofre com a falta de informação e a pressão do lobby do setor, que sobrepõe questões, inclusive, de saúde pública”, defende.

No caso de descumprimento, o projeto de lei prevê multa diária contra a marca ou indústria responsável no valor de R$ 5 mil até o recolhimento e regularização dos produtos. O PL aguarda despacho para as comissões da Câmara dos Deputados.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo