EnglishEspañolPortuguês

Bolsonaro assina decreto que proíbe queimadas no Brasil por 60 dias

29 de agosto de 2019
1 min. de leitura
A-
A+

Após sofrer pressão internacional para controlar os incêndios florestais na Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que proíbe queimadas no Brasil por 60 dias, contados a partir da publicação do decreto nesta nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU).

Queimada na floresta amazônica na cidade de Boca do Acre (AM) (Lula Sampaio/AFP)

O documento autoriza o uso de fogo em vegetações em apenas três circunstâncias: para preservação ou defesa dos vegetais, o chamado controle fitossanitário; para prevenção e combate a incêndios; e para agricultura de subsistência por parte de populações tradicionais e indígenas. As informações são da revista Veja.

As queimadas controladas são permitidas pelo Código Florestal brasileiro em casos específicos, desde que com autorização dos órgãos ambientais. No entanto, com a publicação do decreto as circunstâncias nas quais o uso do fogo é autorizado tornam-se mais restritas durante os próximos dois meses.

É estudada ainda a possibilidade de se proibir definitivamente as queimadas durante os períodos de seca, segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Desde janeiro, 83.329 focos de incêndios florestais foram contabilizados no Brasil. O número é 77% maior do que o registrado no mesmo período de 2018. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo