EnglishEspañolPortuguês

Maior corredor para animais silvestres do mundo deve ser construído nos EUA

26 de agosto de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Los Angeles, nos Estados Unidos, deve construir o maior corredor para animais silvestres do mundo. O projeto tem sido elaborado por engenheiros do sul da Califórnia e deve ser executado ao longo de um trecho da rodovia Freeway 101.

Foto: Bas Lammers/Wikimedia

Orçado em US$ 87 milhões, o corredor conectará várias partes das montanhas de Santa Mônica e deve ser aberto em 2023. O projeto é considerado essencial para a sobrevivência dos leões-da-montanha, também conhecidos como pumas. A espécie está ameaçada de extinção.

“Esse ecossistema precisa ser reconectado para toda a vida selvagem”, disse Beth Pratt, da organização não governamental National Wildlife Federation. Segundo ela, antes da população construir estradas entre as montanhas, os animais percorriam diferentes partes delas. As informações são da revista Planeta.

As estradas isolam os animais em suas próprias áreas, segundo rastreamento de GPS. “A segmentação afeta os animais grandes e pequenos: lagartos e pássaros até leões-da-montanha”, afirmou Pratt, que lembrou que a Califórnia é o único estado norte-americano que proíbe a caça por esporte de pumas.

“Queremos esses animais na paisagem e a população será extinta se não fizermos algo em breve”, disse.

A representante da ONG lembrou ainda que pesquisas no local do corredor estão sendo feitas pelo National Park Service há quase vinte anos e a possibilidade de construção de um túnel ou ponte teve início há cerca de dez anos. Na época, US$ 13,4 milhões foram doados para a obra.

O objetivo é construir uma ponte cercado por arbustos e árvores, de 50 metros de comprimento, sobre uma estrada de 10 pistas. A ponte será construída de forma a se misturar às montanhas, para que os animais não percebem nada diferente.

“A ciência nos diz que esse é o melhor desenho”, disse Pratt. “Alguns animais usarão túneis, outros não. Analisamos a melhor solução para toda a vida selvagem, para que todas as criaturas possam usar isso”, completou.

O projeto recebeu apoio de doadores de locais como Kansas e Hong Kong, além de doação do ator Leonardo DiCaprio.

“Estamos fazendo isso em Los Angeles, uma cidade de 4 milhões de pessoas, com 300 mil carros viajando sob esse trecho particular da rodovia todos os dias. Se LA pode fazer isso, pode funcionar em qualquer lugar. Mesmo em uma cidade gigantesca, vamos fazer uma casa para um leão-da-montanha”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo