Papa Francisco diz que queimadas na Amazônia ameaçam ‘pulmão florestal vital para o planeta’


O papa Francisco afirmou que está preocupado com as queimadas que estão destruindo a Amazônica. A declaração foi dada neste domingo (25) na Praça São Pedro, no Vaticano, diante de uma multidão de fiéis.

(Foto: AFP Photo/Vincenzo Pinto)

“Estamos preocupados com os grandes incêndios que se desenvolveram na Amazônia. Esse pulmão florestal é vital para o nosso planeta”, afirmou o pontífice argentino que fará uma grande conferência mundial sobre a Amazônia neste ano. As informações são da agência AFP.

O papa pediu que os 1,3 bilhão de católicos do mundo rezem “para que, graças ao empenho de todos, esses incêndios sejam extintos o mais rápido possível”.

Na última quinta-feira (22), o papa disse ao jornal La Stampa que líderes mundiais precisam descruzar os braços diante da destruição da floresta amazônica e lembrou que o bioma “é um lugar representativo e decisivo para o mundo” que , “junto com os oceanos, contribui determinantemente para a sobrevivência do planeta”.

Em maio, Francisco se reuniu com o líder indígena Raoni, que esteve na Europa para fazer um alerta sobre o desmatamento da Amazônia. O objetivo da viagem era arrecadar um milhão de euros para proteger a reserva do Xingu, no Brasil.

Na encíclica “Laudato si”, de maio de 2015, o papa denunciou a exploração da floresta amazônica por “enormes interesses econômicos internacionais”. Neste ano, Francisco visitou Puerto Maldonado, um vilarejo no Peru cercado pela Amazônia, onde vivem milhares de índios peruanos, brasileiros e bolivianos. Durante a visita, o papa repudiou “a forte pressão de grandes interesses econômicos que cobiçam o petróleo, o gás, a madeira, o ouro, as monoculturas agroindustriais”.

De acordo com Francisco, essa viagem deu início aos preparativos para a Assembleia Mundial dos Bispos (sínodo), que será realizada em outubro e terá como foco a floresta amazônica, que ocupa 43% da América do Sul e é o lar de quase três milhões de índios.

Enquanto orava para os fiéis na Praça São Pedro, o papa pediu que os católicos lutem “contra todas as formas de injustiça” e levem “uma vida humilde e boa, uma vida de fé que se traduz em ação concreta”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PROTEÇÃO ANIMAL

CRUELDADE

GRATIDÃO

ESPECIAL

ALEGRIA

VÍTIMAS DA CAÇA

MAUS-TRATOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>