Grupo convocou “Dia do Fogo” no Pará através do WhatsApp


O “Dia do Fogo”, data que ficou conhecida assim após, em 10 e 11 de agosto, pessoas provocarem queimadas em apoio à política de desmonte da agenda ambiental do presidente Jair Bolsonaro (PSL), foi convocado através do WhatsApp.

(Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

Mais de 70 pessoas, das cidades de Altamira e Novo Progresso, combinaram de incendiar as margens da BR-163, rodovia que liga essa região do Pará aos portos fluviais do Rio Tapajós e ao estado de Mato Grosso. As informações são do Globo Rural.

Dentre os responsáveis pelas queimadas estão produtores rurais, comerciantes, grileiros e sindicalistas. Eles idealizaram o “Dia do Fogo” como forma de mostrar a Bolsonaro que apoiam suas propostas de afrouxar a fiscalização do Ibama e buscar o perdão de multas aplicadas para punir crimes ambientais.

Ninguém foi preso até o momento, mas algumas pessoas já foram ouvidas pelo delegado Daniel Mattos Pereira, da Polícia Civil, a pedido do Ministério Público de Novo Progresso. Inúmeras denúncias de produtores rurais que se dizem prejudicados com as queimadas foram feitas nas delegacias dos municípios de Castelo dos Sonhos e Novo Progresso. Muitos deles viram cercas, pastagens, lavouras e animais serem atingidos pelo fogo.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO

VISIBILIDADE

CANADÁ

ABRAÇO ANIMAL

DENÚNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>