ONG denuncia mortes de pombos brancos soltos em casamentos


Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Diversos tipos de abusos de animais em casamentos já foram denunciados, como jumentos que são obrigados a carregar cestas com bebidas e circular no meio dos convidados, peixinhos dourados que morreram aos milhares ao serem expostos como enfeites de mesa, até borboletas congeladas.

Mais recentemente são os pombos, mais especificamente os brancos, que vem sofrendo os efeitos da vaidade humana.

Junto com a chuva com confetes e pétalas de rosas que é jogada sobre o casal feliz, muitos recém-casados optam por soltar pombos brancas depois de trocar seus votos como um gesto romântico.

Mas com a temporada de casamentos em pleno andamento, uma ONG que trabalha no resgate de aves avisou que incorporar os lindos pássaros em seu dia especial pode realmente colocá-los em grave perigo.

Um porta-voz da organização de resgate de aves Corvid Dawn, com sede em Newbury (Inglaterra), escreveu no Facebook: “Pela terceira vez em duas semanas, recebi telefonemas sobre pombos brancos ou pombas em portas de lojas, famintos e desorientados e muitas vezes jovens, parecendo perdidos.”

Mirando na indústria do casamento, o post continuou: “Criadores de todo o país cobram um bom dinheiro para liberar aves jovens em casamentos”.

“Eles geralmente não são pássaros de voo livre, o que significa que eles estão exaustos demais para descobrir como chegar em casa e não estão em um aviário para se orientar, ou usar instinto de direção, muito menos possuem músculos para voos longos.”

Descrevendo como pombos são parte de um “negócio descartável”, o usuário acrescentou: “Eles não têm ideia de como sobreviver sem seres humanos ou como chegar em casa”.

Foto: Facebook/Winged Warrior
Foto: Facebook/Winged Warrior

A ONG Winged Warriors (Guerreiros de Asas, na tradução livre) compartilhou em sua página no Facebook uma foto comovente de uma pomba branca morta, e escreveu no post: “Durante os famosos ‘lançamentos de pombas’, os pássaros são deixados fora de uma gaiola e os participantes do evento provavelmente assumem que eles foram ‘libertados’ e viveram feliz para sempre”.

“Infelizmente, no momento em que esses pássaros são soltos, seu destino é selado e muitos morrerão. Essas pobres aves domesticadas não têm habilidades de sobrevivência”.

“Eles não têm ideia de como encontrar comida para si mesmos e têm pouca compreensão de quem são seus predadores – é o mesmo que jogar seu cão ou gato na rua”.

Desde que emitiu o aviso comovente, o post foi compartilhado mais de 28 mil vezes e teve mais de 8.600 “curtidas”.

“As pombas brancas geralmente não são pássaros de vôo livre, o que significa que estão exaustas demais para descobrir como chegar em casa. Eles não têm ideia de como sobreviver sem seres humanos”, disse Corvid Dawn

Um usuário respondeu: “Eu me sinto péssimo agora, eu não tinha ideia de que eles não poderiam chegar em casa. Nós os liberamos em nosso casamento há 10 anos”.

Outro acrescentou: “Eu realmente não tinha ideia sobre isso e tenho certeza de que, se mais pessoas soubessem, elas ficariam genuinamente mortificadas e jamais pensariam em explorar essas lindas aves, não soltando jamais esses pássaros em casamentos sabendo que seu destino é tão triste”.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MAUS-TRATOS

DEBILITADO

DECISÃO JUDICIAL

INSPIRAÇÃO

DENÚNCIA

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

RETROCESSO

RESPONSABILIDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>