EnglishEspañolPortuguês

Ator Javier Bardem defende tratado global de proteção dos oceanos

22 de agosto de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Bardem: “Nossos oceanos estão à beira do colapso e todos temos muito a ver com isso” (Fotos: ONU)

O ator espanhol Javier Bardem dirigiu-se a delegados de 193 Estados-membros das Nações Unidas que participam de uma conferência intergovernamental em Nova York para a redação de um instrumento vinculante que proteja a biodiversidade dos oceanos no mundo.

“Nossos oceanos estão à beira do colapso e todos temos muito a ver com isso. Agora, todos devemos desempenhar nosso papel para evitar esse colapso. Especialmente vocês nesta sala”, disse.

As declarações foram feitas na segunda-feira (19) na sede da ONU para os participantes de uma conferência intergovernamental que busca proteger a biodiversidade dos oceanos.

O evento reúne até 30 de agosto especialistas que negociam um tratado global para evitar o saque e a super exploração dos ecossistemas marinhos.

Pesca comercial, extração de petróleo, mineração submarina e poluição por plásticos são algumas das causas da destruição dos oceanos, do esgotamento dos recursos e da perda massiva de espécies marinhas.

Bardem participou de um evento paralelo às discussão das quais participaram representantes dos Estados-membros da ONU. Nessa tribuna, o ator e ativista disse que os oceanos enfrentam mais pressões do que nunca antes na história, e apelou à responsabilidade dos governos e da sociedade para salvá-los.

“Estamos em uma encruzilhada. Todos vocês aqui presentes estão diante de uma encruzilhada e têm a enorme responsabilidade individual e coletiva: nos levar para o caminho correto”, enfatizou.

Bardem é embaixador do Greenpeace e participa de uma campanha da organização a favor da proteção dos oceanos que luta para proteger no mínimo 30% desses ecossistemas até 2030.

No dia de abertura das discussões para a redação de um tratado global para os oceanos, o ator espanhol pediu que esse instrumento seja sólido. Ele disse ser apenas uma das milhões de pessoas que pedem aos governos a elaboração e adoção desse tratado.

Ele completou que o futuro do planeta dependerá em grande parte desse instrumento, e afirmou que de sua redação dependerá o futuro das novas gerações.

Entre as atividades de Bardem para promover a campanha esteve um ato na Times Square.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo