EnglishEspañolPortuguês

620 gatos são resgatados a caminho do matadouro na China

20 de agosto de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

“Suspeitamos que foram mantidos em algum lugar por semanas, porque muitos estavam assustadoramente magros e subnutridos, inclusive com risco de morrer de desidratação” (Acervo: HSI)

Embora o comércio de carne de cachorro em alguns países asiáticos seja mais conhecido internacionalmente, infelizmente ainda há também um mercado de carne de gato, de menor abrangência, que impõe o mesmo tipo de privação e sofrimento aos felinos.

No final de julho, por exemplo, as organizações CAWA e Vshine, que atuam em defesa dos animais na china, conseguiram, com a parceria da Humane Society International, resgatar 620 gatos que estavam a caminho do matadouro em Nanjing, na China.

“Em 31 de julho, os defensores dos animais chineses viram um caminhão cheio de gatos e informaram às autoridades locais. O comerciante envolvido, ciente dos riscos de um possível processo envolvendo segurança alimentar e outras leis chinesas, entregou todos os 620 gatos”, informa a HSI, acrescentando que agora todos os animais estão salvos.

Por enquanto, os animais estão sob tutela de abrigos parceiros da Vshine e devem ser disponibilizados para adoção local e internacional. Os gatos foram encontrados bastante debilitados, e muitos demonstram comportamento dócil, o que significa que provavelmente eram animais tutelados.

“Suspeitamos que foram mantidos em algum lugar por semanas, porque muitos estavam assustadoramente magros e subnutridos, inclusive com risco de morrer de desidratação”, destaca a organização.

Na China, embora a carne de cachorro seja consumida apenas por uma porcentagem relativamente pequena da população, o consumo ocorre em algum grau ou outro dentro de quase todas as províncias continentais.

Por outro lado, o consumo de carne de gato é mais restrito às duas províncias do sul de Guangdong e Guangxi (onde ocorre o festival de carne de cachorro de Yulin). “Esses gatos roubados são enviados para Guangdong e Guangxi porque os outros mercados de carne de cachorro (China Central e Nordeste da China) não vendem carne de gato”, explica a HSI.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo