Floretina, ou Flor, é uma mula que conheceu o sofrimento de perto. Ela foi abandonada no Centro de Laranjal Paulista (SP). Com um problema crônico em uma das patas e anemia, ela foi descartada como se fosse um objeto descartável. Seu destino, no entanto, sofreu uma reviravolta e teve um final feliz. Recentemente, já recuperada, Flor foi adotada e agora vive cerca de carinho e cuidados.
Em março, quando foi resgatada, Flor recebeu lar temporário na casa da aposentada Yeda Anis Salomão durante quatro meses e passou por tratamento veterinário. Com a ajuda da protetora de animai Sueli Aparecida, a mula se recuperou e foi viver em um sítio em Pereiras, cidade vizinha.
“Quando ela chegou na nova casa foi a coisa mais linda. Ela deitava e rolava na terra”, disse a protetora animal, em entrevista à TV TEM.
No local, outros três cavalos e uma égua fazem companhia para Flor. Todos eles vivem em paz no sítio, sem que sejam explorados, maltratados, montados ou domados.
“É como se fosse um spa. Ela está recebendo muito carinho. Aqui ela vai pastar, se alimentar e terminar os dias dela aqui, sem ninguém judiar dela”, afirmou a tutora da mula, a empresária Sueli Renosto dos Santos.