EnglishEspañolPortuguês

Amazonas decreta situação de emergência por conta de queimadas e desmatamento

11 de agosto de 2019
1 min. de leitura
A-
A+

Queimadas e desmatamento na Região Metropolitana de Manaus e no Sul do Amazonas levaram o governo a decretar situação de emergência.

Foram registrados 1.699 focos de calor nos primeiros sete meses do ano, sendo que 80% aconteceram em julho, quando a seca teve início.

(Foto: iStockphotos)

O governador em exercício, o vice-governador Carlos Almeida (PRTB), assinou na sexta-feira (9) o decreto que ficará em vigor por 180 dias. As informações são da Revista Planeta, do portal Terra.

“A medida que estamos adotando tem por objetivo conter desmatamentos e queimadas, que degradam a floresta, o nosso maior ativo, como as queimadas, mais comuns nesse período do ano, que chamamos de verão amazônico”, declarou o governador em nota.

O decreto estabelece que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) deve coordenar a articulação com os demais órgãos públicos para definir e executar estratégias de combate ao desmatamento e às queimadas. A operação das estratégicas fica sob a responsabilidade do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Em julho, o desmatamento na Amazônia cresceu 278% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram compilados pelo Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), sistema do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo