EnglishEspañolPortuguês

Filhote de elefante ganha bolo de aniversário de 140 quilos

7 de agosto de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Hisdustan Times
Foto: Hisdustan Times

A Tiger Reserve (CTR) que fica na Índia, comemorou pela primeira vez, o aniversário de um filhote de elefante, chamado Sawan, nascido em agosto do ano passado, preparando um bolo de 140kg feito de açúcar mascavo, banana, feno e farinha, feito especialmente por um mahout.

RK Tiwari, oficial da floresta de Kalagarh disse que o filhote havia nascido de um dos nove elefantes que haviam sido trazidos de Karnataka: “Uma das elefantas do sexo feminino, Kachambha, estava grávida quando chegou aqui. Sawan nasceu daquela elefanta grávido e todos nós aqui gostamos muito de Sawan”, disse ele.

“Então decidimos celebrar seu primeiro aniversário na sexta-feira e fizemos um bolo especial para ele. E para nossa agradável surpresa, o aniversariante saboreou o bolo cm muito gosto. Nós tínhamos feito a partir de suas comidas favoritas, como açúcar mascavo, banana, feno e farinha”. O bolo foi decorado com flores de calêndula e balões, disse Tiwari, acrescentando que o filhote também foi enfeitado com flores de calêndula para sua festa.

Tiwari disse que a mãe de Sawan, Kachambha, também foi levada para o local onde as comemorações de aniversário foram realizadas. “Ela também foi alimentada com suas comidas favoritas. Foi um encontro bastante festivo”, disse ele

Ele disse que quando o responsável e chefe pela conservação florestal (PCCF), Jai Raj, visitou o abrigo de elefantes em Kalagarh, em junho, ele disse a Tiwari que os elefantes gostam de atividades lúdicas como jogar água um no outro ou brincar em equipe.

“O PCCF nos orientou que algumas autoridades de nossa reserva deveriam visitar o Wildlife SOS Elephant Conservation e o Care Center Mathura para aprender mais sobre como estão eles estão usando atividades lúdicas e brinquedos para criar uma boa atmosfera para os elefantes que os ajudem a desestressar. Essa comemoração de aniversário é um passo nessa direção, para deixá-los livres de estresse e felizes”, disse ele.

Em junho, a administração do CTR decidiu introduzir 16 de seus elefantes em atividades lúdicas com brinquedos e bolas de futebol para desestressar os elefantes. Tiwari disse que quando os elefantes que foram separados de seus habitats selvagens se envolvem em atividades lúdicas, isso os ajuda a permanecerem alegres e a fazer um bom exercício.

As autoridades têm se preocupado com a crescente agressão que tem ocorrido a alguns dos elefantes selvagens em Corbett. A Reserva de Tigres de Corbett possui atualmente um total de 16 elefantes.

O especialista em vida selvagem Ritesh Joshi, que é cientista da Divisão de Conservação e Pesquisa do Ministério do Meio Ambiente e Florestas e autor do livro “A Vida Secreta dos Elefantes”, disse que os elefantes são animais sociais muito sensíveis e são afetados em graus variados quando estão longe de suas famílias matriarcais. “Ser compassivo e sensível a esses elefantes ajuda muito eles a não ficarem estressados ou agitados”, disse Joshi.

A paisagem de Corbett é uma fortaleza para os elefantes. Dos 1797 elefantes em Uttarakhand, conforme o último censo de elefantes (2015), cerca de 1.035 elefantes vivem na reserva.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo