EnglishEspañolPortuguês

Pesquisadores desenvolvem clara de ovo à base levedura de cerveja

6 de agosto de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Adobe
Foto: Adobe

Pesquisadores da startup holandesa FUMI desenvolveram uma alternativa baseada em vegetais para claras de ovos utilizando resíduos de levedura usada de cervejarias locais.

O produto livre de animais, criado por Edgar Suarez Garcia e Corjan van den Berg durante um projeto de quatro anos na Universidade de Wageeningen, possui funcionalidades “muito comparáveis” a da clara de ovo segundo seus criadores.

Poder excepcional de formar espuma

“Nosso produto rico em proteínas pode ser usado para fazer merengues, mostrando seu excepcional poder espumante”, afirma o site da FUMI.

“As proteínas FUMI apresentam um excelente comportamento de gelificação (proteína aglutinadora) e são capazes de formar géis de calor, que são semelhantes às proteínas de clara de ovo.”

“Um passo enorme”

A dupla também observou uma “redução extrema nas emissões de CO2” em comparação com os ovos de galinha – afirmando que 4 kg de CO2 são emitidos para cada quilograma de clara de ovo que é produzida.

“Se você comparar isso com o nosso processo, você alcançará mais de 95% de redução de CO2 equivalente. É um passo enorme”, disse van den Berg à Food Navigator.

Ele também sugeriu que várias empresas estavam interessadas no produto da FUMI – acrescentando: “Se você olhar para o mercado holandês de produtos que representam alternativas à base de vegetais, estamos em contato com mais da metade de todos os produtores”.

Aquafaba

No ano passado, a antiga marca de laticínios, Elmhurst, lançou um substituto vegano ao ovo de galinha feito a partir de aquafaba – a água viscosa que sobra do cozimento de grão-de-bico.

A inovadora culinária Cheryl Mitchell, Ph.D disse ao VegNews: “Com nosso foco em alimentos vegetais mais sustentáveis, parecia natural procurar uma fonte primária de alimento como solução: grão-de-bico.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo