EnglishEspañolPortuguês

Greta Thunberg viaja para a América de maneira sustentável

6 de agosto de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por Rafaela Damasceno

A ambientalista Greta Thunberg está levando seu ativismo climático até os Estados Unidos, viajando em um iate ecologicamente correto (que não emite gás carbônico na atmosfera). A sueca, de apenas 16 anos, dispensou os aviões poluentes e está a bordo do barco que gera eletricidade através de painéis solares e turbinas submarinas, sem poluir o ar.

Greta Thunberg olhando para o lado
Foto: Greta Thunberg

Greta fez discursos durante a maior parte do ano, responsabilizando governos e corporações pela crise climática e inspirando milhares de crianças ao redor do mundo a protestar em favor do meio ambiente. Nos Estados Unidos, pretende continuar pregando sua mensagem de apoio ao planeta.

“Ainda temos uma janela de tempo quando as coisas estão em nossas mãos”, escreveu em seu Instagram. “Mas a janela está se fechando rápido. É por isso que decidi fazer essa viagem agora”.

Durante sua visita à América do Norte, a ambientalista participará de uma reunião organizada por António Guterres, secretário-geral da ONU; também irá a protestos climáticos em Nova York. Viajará para o Chile, onde a conferência climática anual da ONU será organizada e visitará outros países da América do Norte.

Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, é conhecido por negar a crise climática. Ele também afirmou que a crise é falsa, inventada pela China, e que turbinas eólicas poderiam causar câncer.

Greta, segundo a ABC, disse que não pretende falar com o presidente. “Ele obviamente não ouve a ciência e os cientistas. Então como eu, uma criança sem educação apropriada, poderia convencê-lo?”, indagou à Associated Press. Com sua viagem, a ambientalista espera ser ouvida pelo restante da América.

O iate ecologicamente correto não é acessível para todas as pessoas, e Greta reconhece que nem todos podem escolher transportes alternativos. Mas enfatizou que os aviões precisam se adaptar ao planeta, emitindo menos poluentes. “Só estou dizendo que precisa ser mais fácil ser neutro em relação ao clima”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo