EnglishEspañolPortuguês

Cães resgatados de situação extrema de negligência e maus-tratos em Sabará (MG) são colocados para adoção

21 de julho de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

“Em geral os animais estão muito magros, subnutridos, com alimentação inadequada, comendo suas próprias fezes, têm lesões de pele (feridas e cicatrizes) em várias partes do corpo, incluindo feridas recentes com sangramento e infecção” (Foto: Divulgação)

Desde a semana passada, 47 cães estão sendo resgatados de situação extrema de negligência e maus-tratos em uma propriedade rural em Sabará (MG), de propriedade da Polícia Civil, mas que funciona como abrigo particular de animais de um policial civil.

Do total, 16 são pitbulls que sofriam algum tipo de violência e eram mantidos acorrentados. Na primeira etapa, três cães em estado mais grave foram encaminhados para atendimento veterinário e estão internados no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na sequência, também foram resgatados 13 animais.

Os resgates resultam de uma ação envolvendo médicos veterinários da UFMG e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), apoiadores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e protetores de animais das ONGs Lobo Alfa e RockBicho, além de policiais militares ambientais e policiais da corregedoria da Polícia Civil.

“Em geral os animais estão muito magros, subnutridos, com alimentação inadequada, comendo suas próprias fezes, têm lesões de pele (feridas e cicatrizes) em várias partes do corpo, incluindo feridas recentes com sangramento e infecção”, informa a protetora Eliana Malta, da ONG RockBicho.

Os animais, que também apresentam lesões oculares, foram encontrados mantidos sob pesadas correntes, de até 12 quilos 24 horas por dia, que causaram inclusive lesões no pescoço. “Encontramos animais com comportamento de extremo medo frente às pessoas, e apesar do medo, buscam interagir e demandam carinho. Também apresentam comportamento e vocalização que indicam sofrimento físico e emocional”, acrescenta.

Alguns protetores comentaram que essa foi a pior situação que eles testemunharam nos últimos anos. “A retirada dos animais, que são mestiços de pitbulls, mas dóceis, será gradual porque ainda não há para onde levar todos. Contudo, o autor firmou termo de compromisso com o MP para melhorar as condições dos animais que ainda estão no local até a efetiva retirada”, informa Eliana.

A promotora de justiça Anelisa Ribeiro Cardoso disse que conforme eles forem conseguindo lares ou adotantes, os animais vão sendo retirados do sítio. “Os custos com internações e manutenção desses 47 cães são altos e ainda não há fontes de custeio”, argumenta, acrescentando que é importante que as pessoas se disponham em adotá-los.

 Saiba Mais

Interessados em adotar ou oferecer lar temporário aos animais devem enviar e-mail para
[email protected] ou ligar para (31) 3330-9911.

Doações de ração devem ser entregues na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV) na Rua Platina, 189; e também nas unidades do Colégio Arnaldo:

Unidade Anchieta
3524-5200
Rua Vitório Marçola, 360 Anchieta – BH

Unidade Funcionários
3524-5000
Praça João Pessoa, 200 – BH


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo