Corpos de sete tigres são encontrados congelados em um estacionamento no Vietnã


Foto: AFP/Getty Images

Foto: AFP/Getty ImagesOs cadáveres de sete tigres congelados foram encontrados em um carro em Hanói levaram à prisão de um importante suspeito de tráfico de animais selvagens, informou a mídia estatal vietnamita nesta sexta-feira, enquanto o país tenta desmantelar uma rota de contrabando do Laos.

Nguyen Huu Hue, que acredita ter contrabandeado animais do vizinho Laos durante anos, foi preso na quinta-feira com outras duas pessoas depois que os tigres mortos foram encontrados em seu veículo em um estacionamento, de acordo com o jornal Cong An Nhan Dan.

“Hue montou uma empresa que vende materiais de construção para encobrir o comércio ilegal de tigres e animais selvagens”, relatou Cong An Nhan Dan, porta-voz oficial do Ministério da Segurança Pública.

Todos os sete tigres pareciam ser filhotes, de acordo com fotos do local.

Não ficou imediatamente claro se os tigres mortos vieram da selva ou de uma muitas fazendas de criação tigres (que funcionam na ilegalidade) no Laos, que suprem grande parte da demanda da Ásia por carne e partes do corpo de tigres.

A polícia já prendeu vários outros membros da mesma rede de tráfico de animais selvagens, que está funcionando há vários anos em uma província central que faz fronteira com o Laos.

O Vietnã é tanto um centro de consumo quanto uma rota popular de contrabando de vida selvagem – que vão desde partes e corpos de tigres a presas de elefante, pangolins e chifre de rinoceronte.

Foto: AFP/Getty Images
Foto: AFP/Getty Images

Parte dela é destinada ao consumo interno no Vietnã, enquanto o restante é contrabandeado para a China.

Peças de tigre são usadas na medicina tradicional ou jóias no Vietnã, onde a população outrora vasta dos grandes felinos ameaçados diminuiu drasticamente.

Seus ossos são comumente cozidos e misturados com vinho de arroz para criar um elixir para tratar a artrite e promover a força.

A prisão de contrabandistas em Hanói ocorre após uma apreensão recorde em Cingapura, nesta semana, de quase nove toneladas de marfim e um enorme estoque de escalas de pangolim com destino ao Vietnã.

Há muito tempo, Hanói prometeu reprimir o comércio de animais silvestres, embora os conservacionistas afirmem que o mercado paralelo persiste graças à fraca e inexpressiva aplicação da lei.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MAUS-TRATOS

DEBILITADO

DECISÃO JUDICIAL

INSPIRAÇÃO

DENÚNCIA

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

RETROCESSO

RESPONSABILIDADE

SOLIDARIEDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>