EnglishEspañolPortuguês

Ator Rutger Hauer atuou por décadas em defesa das baleias

27 de julho de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

“Rutger foi um pastor do mar, um herói para o planeta e uma pessoa verdadeiramente maravilhosa” (Foto: Getty)

Falecido no dia 19, o ator holandês Rutger Hauer, sempre lembrado por filmes como “Blade Runner” e “O Feitiço de Áquila”, tem uma faceta de sua vida pouco conhecida por quem não conhece sua trajetória fora do cinema.

Hauer, que dizia que há uma maré cósmica e um entendimento psíquico com o qual muitas vezes não sabemos como lidar, atuou por décadas em defesa das baleias, inclusive como apoiador e membro do conselho honorário da organização Sea Shepherd.

Em maio de 1997, quando já se posicionava contra a matança de baleias, o ator visitou duas vezes o capitão Paul Watson, fundador da Sea Shepherd, em uma prisão em Lelystad, a pouco mais de 80 quilômetros de Amsterdã, na Holanda.

Watson havia sido preso por afundar um dos ilegais navios baleeiros noruegueses – o Nybraena. “Estive preso por 120 dias e recebi um apoio incrível do público holandês e mais notavelmente de Rutger Hauer, que ajudou a mobilizar outras celebridades e a corte holandesa, que decidiu me libertar sem extradição para a Noruega”, publicou o fundador da Sea Shepherd em sua página no último dia 24.

Tanto sobre o seu trabalho como ator como também sobre a natureza humana, Hauer classificava como uma das coisas mais difíceis chegar a um nível em que você consegue enxergar o que não está na superfície.

Em 2012, Hauer participou de um curta contra a caça às baleias intitulado “Requiem 2019”, dirigido pelo escultor e cineasta Sil van der Woerd. Durante a produção, o ator disse que seu fascínio pelas baleias surgiu quando ele ainda era uma criança.

“Um dia, durante uma viagem de barco, olhei diretamente nos olhos de uma baleia. É algo que todo ser humano deve experimentar. Não devemos permitir a destruição desses animais. Sil e eu simplesmente tivemos de fazer algo para impedir que as pessoas caçassem essas maravilhosas criaturas”, justificou o ator.

No curta, uma baleia em terra firme fica cara a cara com um homem, interpretado por Rutger Hauer, que personifica a fonte de destruição desses animais marinhos. Com requinte poético e uma fotografia onírica, o filme mostra que quando matamos as baleias também matamos nós mesmos.

Em outro vídeo, “Artists for Sea Shepherd”, o ator apontou que desde o início dos tempos as baleias têm sido maravilhosas para a humanidade, mas que nós esforçamos para não reconhecer isso.

Ele lamentou que começamos a caçá-las por suas peles, óleo, produção de cosméticos e carne – como no caso dos japoneses. E associa a crueldade contra esses animais com as consequências que enfrentamos hoje inclusive envolvendo poluição e mudanças climáticas.

“Em 2006, Rutger estava em um set de cinema na Cidade do Cabo e aproveitou para levar toda a equipe do Farley Mowat [navio da Sea Shepherd] para uma noite de jantar e bebidas. Em 2013, quando voltei do meu exílio de 15 meses no mar, Rutger, junto com James Costa, organizou um jantar em Hollywood para me receber”, lembrou Paul Watson.

E acrescentou: “Quando precisávamos dele, ele estava lá para nós e para as baleias e para outros cidadãos do mar. Sempre generoso, sempre solidário e sempre com um sorriso. Ele era um bom amigo. Naveguei com ele em alguns fins de semana na baía de Santa Monica e compartilhei histórias e experiências de vida. Rutger foi um pastor do mar, um herói para o planeta e uma pessoa verdadeiramente maravilhosa.”

Saiba mais

Rutger Hauer apoiou a organização em defesa da vida marinha Sea Shepherd por 22 anos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo