EnglishEspañolPortuguês

Vídeo flagra banhistas montados em tartaruga gigante ameaçada de extinção

14 de julho de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Newsflare/Andrew Chanpapua
Foto: Newsflare/Andrew Chanpapua

Imagens perturbadoras mostram habitantes locais em uma praia da Indonésia montados nas costas de uma tartaruga gigante que tinha ido a praia para colocar seus ovos.

O vídeo foi filmado na sexta-feira depois da tartaruga ter sido “atacada” pelos banhistas enquanto lutava para se locomover com dificuldade em função dos peso em suas costas.

As autoridades locais ainda não fizeram qualquer declaração sobre o incidente.

Primeiro, um homem mais velho senta-se nas costas da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriácea), enquanto outro parece empurrar o animal e um terceiro fica atrás segurando um pesado galho de árvore como se fosse um bastão.

Então, um homem mais jovem sobe nas costas da tartaruga, comendo indiferentemente um lanche enquanto monta o réptil em extinção.

Outro homem carregando uma criança chega e se junta a ele nas costas da tartaruga, enquanto o animal se esforça para rastejar em direção ao mar.

Um jovem toma o lugar do segundo, equilibrando-se nas costas do animal a apoiando os pés na cabeça da tartaruga.

O vídeo corta para outro homem idoso e corpulento que monta a tartaruga.

Foto: Newsflare/Andrew Chanpapua
Foto: Newsflare/Andrew Chanpapua

Outro homem ainda, de shorts amarelos, joga punhados de areia na cauda do animal em uma aparente tentativa de incitá-lo a andar, depois dá um empurrão na tartaruga antes de pegar uma de suas nadadeiras traseiras para segurar e impedir o movimento do réptil.

O homem então se apoia em ambas as nadadeiras traseiras do réptil marinho enquanto a tartaruga desce os últimos metros até a beira da água.

Foto: Newsflare/Andrew Chanpapua
Foto: Newsflare/Andrew Chanpapua

Os homens ficam nas costas da tartaruga enquanto ela se arrasta para as ondas, seus companheiros se juntam ao redor da cena para encorajá-los.

A tartaruga-de-couro ou tartaruga-marinha é a maior de todas as tartarugas e a quarta maior réptil, com mais de meia tonelada de peso.

Seu nome vem da falta de uma concha óssea, única entre as tartarugas marinhas. Em vez disso, sua carapaça é coberta por pele e carne oleosa.

Foto: AFP/Getty Images
Foto: AFP/Getty Images

Tartarugas marinhas são encontradas nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico. Eles estão listados como em perigo em todos, menos no Atlântico noroeste.

Tartarugas-de-couro adultas têm poucos predadores naturais e não são pescados por sua carne.

Mas a espécie enfrenta ameaças causadas pelo homem na forma de redes de pesca e lagostins, além de comer por engano balões e sacolas plásticas que lembram a água-viva que é parte natural de sua alimentação.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

Ir para o topo