EnglishEspañolPortuguês

Varejistas estão rejeitando produtos de marca da Coca-Cola após vídeo de violência contra bezerros

8 de junho de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Vídeo da Animal Recovery Mission (ARM) mostra a violência por trás dos produtos da Fairlife, que pertence à Coca-Cola (Imagem: Reprodução)

Após a divulgação de um vídeo denunciando a violência contra bezerros nos laticínios Fair Oaks, grande fornecedora da Fairlife, que pertence à Coca-Cola, varejistas já estão rejeitando os produtos lácteos da marca nos Estados Unidos.

Esta semana a Jewel-Osco, maior rede de supermercados de Chicago (IL), começou a retirar os produtos da Fairlife de suas lojas. Na mesma esteira, seguem redes como a Tony’s Fresh Market e Family Express, e a tendência é de que mais varejistas se juntem a essas empresas.

“Na Jewel-Osco, nos esforçamos para manter altos padrões de bem-estar animal em todas as áreas de nossos negócios e trabalhamos em parceria com nossos fornecedores para garantir que esses padrões sejam mantidos”, disse um porta-voz da Jewel-Osco em comunicado enviado à imprensa.

Em sua defesa, o fundador da Fair Oaks Farms, Mike McCloskey, alegou grande surpresa em relação ao que foi denunciado pela organização Animal Recovery Mission (ARM), e disse que quatro dos cinco funcionários que aparecem no vídeo espancando os animais foram demitidos, e que medidas mais rigorosas serão tomadas no futuro.

Já o fundador da ARM, Richard Couto, disse que nem tudo que eles investigaram foi divulgado ainda, e que o que testemunharam na Fair Oaks, no estado de Indiana, é um terrível exemplo de violência infantil.

A filmagem da ARM, que já ultrapassa 438 milhões de visualizações desde terça-feira (4) e aborda desde a realidade do transporte até o confinamento dos animais, mostra bezerros sendo chutados, socados e empurrados – além de receberem golpes na boca e no rosto com vergalhões e garrafas.

O vídeo apresenta ainda cenas de animais sendo submetidos a queimaduras, temperaturas extremas e nutrição inadequada. Há momentos em que os funcionários espancam os animais enquanto tentam obrigá-los a mamar.

“[Tudo] isso resultou em extrema dor e sofrimento para os bezerros e, em alguns casos, lesões permanentes e até mesmo a morte”, enfatiza Couto.

Você viu?

Ir para o topo