EnglishEspañolPortuguês

Urso é morto por autoridades americanas por ser amigável demais com humanos

17 de junho de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Fox News
Foto: Fox News

Autoridades da vida selvagem do estado no Oregon nos Estados Unidos mataram um urso negro, totalmente saudável, na semana passada, alegando como motivo o fato do animal ter se acostumado demais com humanos ao ter sido alimentado por pessoas para que elas pudessem chegar perto o suficiente para tirar selfies com o animal.

Inocente e dócil o urso, que era apenas um filhote, se aproximava das pessoas para receber comida eelas se aproveitavam desse momento para tirar fotos com o animal e postar nas redes sociais.

A polícia foi alertada sobre o urso que estava perto do lago Henry Hagg por meio dessas fotos postadas em diversas redes sociais, informou o Departamento de Pesca e Vida Selvagem do Oregon (ODFW) em um comunicado à imprensa.

Autoridades alegam que tentaram forçar o urso a voltar para a floresta na quarta-feira, mas o animal retornou no dia seguinte e foi descoberto comendo comida que o público tinha deixado para ele.

O urso acabou pagando com a vida pela própria ingenuidade ao ter se aproximado dos seres humanos cuja intenção era se aproveitar disso e tirar fotos com ele. As autoridades optaram pela saída mais fácil – e mais cruel – eliminar o urso que potencialmente poderia oferecer algum risco no futuro.

Tentando justificar a morte do animal em um comunicado à imprensa Kurt License disse: “Este é um exemplo clássico de por que imploramos ao público para que não alimentem os ursos. Enquanto os indivíduos que colocam comida para este urso podem ter tido boas intenções, os ursos nunca devem ser alimentados”.

Os biólogos descobriram mistura de ração para ursos, sementes de girassol, milho quebrado e outros alimentos deixados na área, disse o ODFW. É ilegal “espalhar comida, lixo ou qualquer outro atrativo, de modo a conscientemente constituir uma atração, sedução ou atrativo para a vida selvagem pois pode potencialmente habituar os animais a isso”.

Segundo o argumento departamento responsável pelo assassinato do animal, ODFW, os ursos que se tornam habituados aos seres humanos são mais propensos a ter interações perigosas no futuro e não podem ser realocados. “Se o urso não estivesse habituado, ele poderia ter sido realocado com segurança”, disse a agência ao Salem Statesman Journal.

“Esta foi uma decisão difícil, os especialistas em vida selvagem do Departamento de Pesca e Vida Selvagem do Oregon tiveram que fazer para a segurança de todos”, twittou o Gabinete do Xerife do Condado de Washington. “A realocação não era uma opção neste caso. Os humanos não devem alimentar ursos selvagens”.

Uma criatura saudável teve sua vida tirada por humanos e por causa de humanos. Acreditando-se superior aos demais habitantes do planeta, o homem se julga capaz de decidir sobre o direito de vida e morte dos animais, e os mata conforme julga correto, seja por diversão, comida ou segurança.

A morte do urso, tido como ameaça, é a prova disso. A “interação perigosa” no futuro que as autoridades mencionam no comunicado à imprensa, trata exatamente de colocar em risco a vida de seres humanos em risco no futuro, o direito inato à vida do animal, foi desconsiderado.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA


 

Você viu?

Ir para o topo