EnglishEspañolPortuguês

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está vendendo animais

15 de junho de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Como esses animais já foram utilizados como meios para um fim em âmbito acadêmico, não seria mais apropriado e justo disponibilizá-los para adoção responsável? Será que eles não merecem tal consideração? (Foto: Getty)

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está divulgando em seu site a venda de três coelhos adultos, um filhote de coelho, vinte caprinos e sete ovinos.

Segundo a UFRB, no caso dos pequenos animais, “a venda será realizada nas condições em que se encontram, não cabendo à instituição qualquer responsabilidade quanto à retirada e transporte e pagamento de impostos”.

A instituição destaca que são “produtos excedentes” resultantes das atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas na Fazenda Experimental do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruz das Almas.

Como esses animais já foram utilizados como meios para um fim em âmbito acadêmico, não seria mais apropriado e justo disponibilizá-los para adoção responsável? Será que eles não merecem tal consideração? Não vale a pena cogitar a tentativa de enviá-los para abrigos ou santuários de animais? Para que não tenham um trágico fim.

Uma instituição de ensino usá-los de acordo com seus interesses e depois coloca-los à venda apenas reforça a condição de objetificação desses animais e os aproxima de um destino que em breve pode ser o abate.

Além disso, a maneira como a UFRB se refere aos animais realmente faz parecer que não são vidas, mas simplesmente mercadorias. Também é pouco provável que o dinheiro arrecado com a venda desses animais faça alguma grande diferença para o Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas. Por outro lado, não vendê-los poderia transmitir outra mensagem e ainda evitar o fim desses animais como objetos ou produtos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA


 

Você viu?

Ir para o topo