AVANÇO

Nevada aprova lei que proíbe a venda de cosméticos testados em animais

A nova lei entrará em vigor em janeiro de 2020, porém a medida não é considerada uma vitória completa para os animais, pois os cosméticos importados da China (onde são testados em animais) estão isentos da proibição

Foto: ADOBE
Foto: ADOBE

Nevada tornou-se o mais recente estado dos Estados Unidos a proibir a venda de cosméticos testados em animais, mas infelizmente os produtos importados da China estarão isentos da proibição. Por lei os produtos cosméticos chineses precisam ser testados em animais no país.

A Lei de Cosméticos Livre de Crueldade de Nevada (SB 197), que foi apresentada pela primeira vez aos legisladores estaduais em fevereiro, entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2020.

Nem necessário, nem aceitável

A senadora Melanie Scheibel, autora do projeto, disse à ONG Cruelty-Free International: “Por mais de 50 anos os animais têm sido usados em testes dolorosos de cosméticos. Mas a ciência e a opinião pública evoluíram e hoje não é mais necessário ou aceitável prejudicar os animais” para produzir novos cosméticos.

“Chegou a hora de tornar a crueldade com os animais associada aos cosméticos uma coisa do passado e estou orgulhosa de que o estado de Nevada esteja liderando o caminho a ser seguido”.

Nada de “vitória total para os animais”

A ONG PETA disse: “Embora a nova lei seja certamente um progresso importante e empolgante, ainda não estamos prontos para chamar isso de uma vitória total para os animais”, ressaltando a isenção de países como a China.

Nevada segue os passos da Califórnia, que aprovou uma lei similar contra testes em animais no início deste ano, que também entrará em vigor a partir de janeiro de 2020.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui