EnglishEspañolPortuguês

Cão em situação de rua relaxa ao perceber que será levado pra casa

20 de junho de 2019
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Anand Raman
Foto: Anand Raman

Fazia muito calor em Dubai quando Anand Raman decidiu visitar sua irmã no trabalho dela. Parecia que todos por quem ele passava no caminhos estavam tentando se refrescar – incluindo um cão em situação de rua, jovem e sujo, que procurava uma sombra debaixo de um carro estacionado próximo ao escritório de sua irmã.

“Ele estava debaixo de um carro comendo restos de comida que alguns dos funcionários do escritório haviam deixado para ele”, Raman disse ao The Dodo. “Seu pelo estava todo emaranhado e suas pernas não estavam muito firmes.”

Foto: Anand Raman
Foto: Anand Raman

Apesar de tudo isso, quando o cachorro viu Raman, ele veio correndo em sua direção como se encontrasse um amigo perdido há muito tempo. Raman não estava planejando salvar uma vida naquele dia, mas bastou um olhar para o filhote feliz e para que ele soubesse que não tinha escolha.

“Ele se aproximou de mim com uma curiosa mas excitada disposição, abanando o rabo todo animado”, disse ele. “Esse comportamento espontâneo dele foi o que inicialmente fez com que eu me apaixonasse por ele”.

“Nós então ficamos lá por um tempo na calçada e ele estava realmente contente em receber carinhos e afagos de mim por um tempo”, disse Raman. “Eu o levei para o carro e ele imediatamente adormeceu no meu ombro”.

Foto: Anand Raman
Foto: Anand Raman

Com a ajuda de sua irmã e de seu cunhado, Raman conseguiu levar o cachorro dali direto para o veterinário. “Ele estava exausto quando eu o peguei pela primeira vez, e é por isso que ele adormeceu imediatamente no caminho durante a viagem de carro até o hospital”, disse Raman.

Na clínica, Raman descobriu a razão por trás do andar vacilante do cão: ele teve raquitismo em ambas as patas dianteiras devido à desnutrição. Felizmente, a condição é tratável e não terá efeitos duradouros.

Finalmente em casa, Raman deu banho no cachorro e ficou chocado com o que a limpeza pela água e sabão revelou: “Fiquei surpreso ao descobrir que seu pelo era realmente todo branco depois que toda a sujeira e detritos saíram de seu corpo”.

Foto: Anand Raman
Foto: Anand Raman

Raman batizou o cachorro de Snowy, depois de ver o real tom de seus pelos – e também em homenagem ao cão fiel do desenho em quadrinhos “The Adventures of Tintin” (As Aventuras de Tintin).

Mas ensinar (e provar) ao jovem cão que passou a vida inteira sobrevivendo nas ruas que ele estava finalmente seguro foi mais difícil do que Raman imaginava.

“Conseguir que ele se adaptasse a uma casa não foi fácil no começo”, disse Raman. “Ele não tinha certeza para onde ir e o que explorar, então ele apenas se sentava em um canto”.

“Quando eu o levava para passear, ele ficava constantemente apavorado, com medo de que eu o deixasse de volta nas ruas, então ele puxava a coleira para longe de mim e corria de volta para o estacionamento do nosso complexo de edifícios”, acrescentou Raman. “Isso aconteceu por um tempo até que ele percebeu que não iríamos abandoná-lo de forma nenhuma”.

Dois meses depois, Snowy finalmente entendeu o quanto ele é querido e amado por sua família.

“Ele dorme e espera que a gente chegue em casa do trabalho, que é quando ele nos entrega todo o seu amor e nós retribuímos da mesma forma com ele”, disse Raman. “Ele também se dá incrivelmente bem com qualquer cão que ele encontre e é muito bem comportado com crianças e convidados”.

Snowy manteve uma coisa do seu passado, no entanto. Ele ainda ama abraços de seu pai – mesmo quando ele não está com sono.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA


 

Você viu?

Ir para o topo