EnglishEspañolPortuguês

Audiência na Câmara vai discutir uso de cães em testes de agrotóxicos

8 de junho de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Discussão é motivada por denúncia feita em março de cruéis testes em animais realizados pela multinacional agroquímica Dow AgroSciences por exigência da Anvisa (Imagem: Reprodução)

Na próxima terça-feira (11), a partir das 14h, o uso de cães em testes de agrotóxicos vai ser discutido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Plenário 8 da Câmara dos Deputados.

A audiência é uma iniciativa do deputado Fred Costa (Patri-MG), que manifestou preocupação após denúncia feita em março pela organização Humane Society International de que testes em cães estavam sendo financiados pela multinacional Dow AgroSciences para atender as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A Humane Society afirmou que os testes são para um fungicida fabricado pela Dow AgroSciences que será vendido no Brasil”, apontou Fred Costa. Após a repercussão de um vídeo denunciando a crueldade da prática, a multinacional reconheceu que os testes em animais não são essenciais e destacou que está trabalhando em pareceria com a Humane Society para que a Anvisa altere os requisitos de testes.

No vídeo divulgado em março, 36 beagles aparecem sendo alimentados à força com altas doses de agroquímicos. A escolha dos beagles é justificada pelo seu comportamento dócil, pela facilidade em confiar nas pessoas.

Na terça-feira, também foram convidados para participar da discussão a promotora de Justiça do Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema) e do Ministério Público da União, Luciana Bertini Leitão; os veterinários Luiz Cesar Cavalcanti Pereira da Silva e Flávia Quadros Campos Ferreira; e as ativistas Alexia Deschamps e Carolina Mourão.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA


 

Você viu?

Ir para o topo