A Polícia Militar Ambiental resgatou, na quinta-feira (20), três filhotes de coruja que foram abandonados dentro de uma gaiola na rua. O caso aconteceu na cidade de Pindamonhangaba, no interior do estado de São Paulo.
Da espécie suindara, as corujas, que são popularmente conhecidas como ‘coruja de igreja’, foram encontradas por um morador do bairro Araretama, que acionou a PM Ambiental, solicitando o resgate das aves. As informações são do G1.
Segundo a PM, os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Lorena, e receberão cuidados para, posteriormente, serem devolvidas à natureza.
Manter animais silvestres em cativeiro, sem autorização ambiental, é crime. O infrator pode ser multado, caso seja flagrado. No caso da animais ameaçados de extinção, a multa é de R$ 5 mil por animal.
A PM orienta pessoas que tenham animais silvestres em cativeiro, que os entregue de maneira voluntária em qualquer base da Polícia Ambiental. Essa entrega livra a pessoa de ser punida pelo crime ambiental e permite que o animal seja levado para um centro de reabilitação.