Imagens fortes e tocantes revelam a crueldade praticado no comércio de cães, gatos e animais raros em um mercado de carne no norte da Indonésia.
O Tomohon Extreme Market, localizado na ilha de Sulawesi, é conhecido amplamente pela crueldade com os animais, incluindo cães e gatos que são mantidos em pequenas jaulas antes de serem espancados até a morte e vendidos.
O norueguês Alf Jacob Nilsen, de 64 anos, visitou o mercado e disse que sentia que o abuso estava sendo cometido por trabalhadores como parte de uma “performance distorcida” destinada a atrair turistas.
O biólogo aposentado e fotógrafo amador, natural de Hidra, na Noruega, disse: “Devo admitir que tinha sentimentos pesados no mercado – é muito difícil de descrever o que vi”.
“Centenas de residentes locais ofereciam ‘carne da floresta’ (carne de animais selvagens), havia carne de cachorro, de morcegos, galinhas e de peixes à venda”.
“O tratamento e a morte de cães da forma como isso acontece em Tomohon deveria, do meu ponto de vista, parar definitivamente”.
“Não só porque os pobres animais são tratados de maneira mais brutal possível e definitivamente sofrem horrores, mas também porque deve haver claramente um risco de disseminação de parasitas e doenças graves quando se lida com cães e carne de cachorro dessa maneira.
“É terrível ver cães enjaulados sendo retirados de sua gaiola e espancados até a morte com bastões de madeira”.
“Senti que, de certa forma, isso era feito propositadamente quase que como uma ‘atração extra’ para atrair mais turistas”.
“Outro aspecto que me preocupou muito quando estive lá foi que acreditava estar vendo espécies ameaçadas de extinção oferecidas para venda, como macacos, morcegos, pássaros, cobras e outros répteis”.
O Tomohon Extreme Market costumava ser listado como uma das principais atrações turísticas do TripAdvisor até que ativistas pelo bem-estar animal reclamaram e o derrubaram.
Mas o comércio ainda continua lá com a benção das autoridades regionais, que se recusaram a se reunir com os ativistas e ouvir suas preocupações.
Entre muitas das ofertas perturbadoras do mercado estão cachorros e gatos, muitos dos quais, segundo ativistas, foram roubados de suas famílias e tutores antes de serem transportados ilegalmente pelo país para chegar até aqui.
Trancados em pequenas gaiolas de metal, os animais são freqüentemente forçados a assistir enquanto seus companheiros de cativeiro são espancados até a morte com grandes pedaços de madeira, sabendo que eles são os próximos.
Seus corpos – muitas vezes ainda em movimento – são então queimados para remover a pele antes de serem vendidos.
Além da crueldade contra os animais, ativistas dizem que mercados como o Tomohon são um terreno fértil para doenças potencialmente fatais como a raiva.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.