EnglishEspañolPortuguês

Gatinho tido como cego mostra os olhos mais lindos quando finalmente consegue abri-los

19 de junho de 2019
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Carmen Morales
Foto: Carmen Morales

Quando Carmen Morales conheceu Cotton, ela não conseguia acreditar no quanto o gatinho estava doente e maltratatado. O animal mal podia se mexer e ninguém acreditava que ele sobreviveria.

Encontrado nas ruas da Flórida (EUA) em situação de rua, o pequenino gato branco estava faminto, magro e com muita dor. Ele desenvolveu uma sarna terrível e as feridas se espalharam por todo o corpo – incluindo seus olhos.

“Ele nem ao menos conseguia ver ou abrir os olhos porque os ácaros tomaram conta dos seus olhos que estavam em estado crítico”, disse Morales, fundador do Animal Friends Project, ao The Dodo.

Foto: Carmen Morales
Foto: Carmen Morales

“Deve ter sido tão assustador para ele não poder enxergar mais. Ele estava sozinho e provavelmente magro daquele jeito porque não conseguia encontrar comida”.

Morales, que deu lar temporário a dezenas de gatos resgatados doentes ao longo dos anos, criou uma ala de quarentena para o gato em seu banheiro, onde ela começou a alimentá-lo com refeições regulares e tratá-lo com um arsenal de antibióticos.

Cotton estava se coçando muito e se sentindo desconfortável – mas depois de alguns dias de tratamento, ele finalmente começou a sentir algum alívio.

Foto: Carmen Morales
Foto: Carmen Morales

“Nós podíamos ver seu corpo tenso começar a relaxar com o passar dos dias”, disse Morales. “Ele foi finalmente capaz de descansar sem se coçar muito”.

Embora Cotton não pudesse ver nada, ele instintivamente confiava em Morales. O gatinho era tão paciente e submisso enquanto Morales aplicava pomada e óleo de coco em sua pele irritada todos os dias, e esperava vê-la pronta para receber carinhos e petiscos.

A condição de Cotton continuava melhorando. Então, depois de algumas semanas de cuidados constantes, algo incrível aconteceu.

Foto: Carmen Morales
Foto: Carmen Morales

Cotton abriu os olhos – e ela podia ver.

Os olhos não foram apenas curados de Cotton curados, mas eles eram impressionantes. Um olho é azul brilhante, enquanto o outro é castanho-claro.

Com o passar dos meses, Cotton finalmente superou seus problemas de saúde e parecia um gato completamente diferente.

Foto: Carmen Morales
Foto: Carmen Morales

Morales ficou chocado – e pelo que parecia, Cotton também estava. Ele tinha uma nova energia para finalmente ver o mundo ao seu redor depois de ser incapaz de enxergar por tanto tempo. Ninguém sabe quanto Cotton tempo passou sem sua visão, mas provavelmente sua provação durou por muitos meses.

“Achamos que ele era cego e que ele seria cego para sempre”, disse Morales. “O veterinário pensou que, mesmo quando seus olhos se recuperassem, eles poderiam ter sido danificados, mas eles não estavam. Foi uma surpresa tão maravilhosa. Seus olhos eram simplesmente lindos!”.

Depois de três meses completos em recuperação, Cotton, de 6 anos, era como um gato novo – e ele criou um vínculo especial com Morales. Onde quer que ela fosse, ele a seguia e ela era a única que podia acariciá-lo por mais de alguns segundos. Em torno de outras pessoas, ele agia na defensiva, mostrando nervosismo e timidez – mas com Morales ao seu lado, ele lentamente se tornou confortável e confiante.

Foto: Carmen Morales
Foto: Carmen Morales

“Se eu for para outra sala, ele espera do lado de fora da porta miando”, disse Morales. “Ele dorme comigo, fica do meu lado o tempo todo. Ele e eu temos um relacionamento maravilhoso. Ele é um bom comunicador e adora miar para mim”.

Depois de tudo que Cotton suportou, ele está vivendo uma vida maravilhosa agora – e acima de tudo, Morales é tão grata que por tê-lo encontrado quando isso aconteceu.

É claro que o pequeno Cotton sente o mesmo.

Foto: Carmen Morales
Foto: Carmen Morales

“Recebemos muitas solicitações de adoção para ele devido à sua aparência linda, mas no final eu percebi como ele estava ligado a mim”, disse Morales. “Eu não tive coragem de fazê-lo passar por outra grande mudança. Ele já tinha passado por tanta coisa”.

Cotton ficou muito feliz em se tornar um membro permanente da família, e agora passa seus dias relaxando, brincando e seguindo sua mãe em todos os lugares que ela vai.

“Ele é tão bonito além de ser o companheiro perfeito para a nossa família”, disse Morales.

Foto: Carmen Morales
Foto: Carmen Morales

“Gatos como o Cotton dependem das pessoas para se curar, porque nem sempre podem pedir ajuda… Tenho certeza de que muitas pessoas passaram por ele e não o ajudaram por causa do quanto ele estava doente e feio, mas ele estava apenas esperando que alguém lhe desse uma chance”.

Não feche os olhos, ajude os animais, se você passar por um animal precisando de socorro, ofereça auxílio, animais são vidas preciosas, como as nossas, e assim como sofremos, sentimos e amamos eles também são capazes de fazê-los.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo