EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 17% dos animais marinhos podem desaparecer até 2100 devido à emissões de CO2

13 de junho de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Uma avaliação internacional publicada, na terça-feira (11), na revista americana PNAS, alertou para a possibilidade de cerca de 17% dos animais marinhos desaparecerem até 2100, caso as emissões de CO2 sigam no ritmo atual.

O estudo avalia apenas o impacto dos efeitos do clima, sem incluir a pesca e a poluição. A perda de animais, segundo o levantamento, já começou. As informações são do Estado de Minas.

Foto: Pixabay

A avaliação foi feita por 35 pesquisadores de quatro continentes, agrupados no consórcio “FishMIP” (Fisheries and Marine Ecosystem Model Intercomparison Project), que avaliaram, de maneira global, os efeitos do aquecimento global nos animais marinhos.

Segundo os cientistas, caso as emissões de gases causadores do efeito estufa se mantiverem da forma como estão atualmente, a população de animais será reduzida em 17% até 2100, em relação à média registrada entre 1990 e 1999.

Para que a taxa de desaparecimento de animais fique em 5%, é preciso que o aquecimento global permaneça abaixo de 2ºC, segundo o estudo. Para cada grau de aquecimento acumulado, 5% adicional de biomassa animal pode ser perdida.

“Seja qual for a hipótese das emissões, a biomassa global dos animais marinhos vai cair, devido ao aumento da temperatura e ao retrocesso da produção primária”, diz a pesquisa.

Após, em 2015, vários países se comprometerem, em um acordo feito em Paris, a manter a temperatura mundial abaixo de 2ºC, em relação à era pré-industrial, as emissões e concentrações de gases causadores do efeito estufa atingiram um novo recorde mundial, em 2018, antecipando um cenário futuro de 4ºC a mais.

Os pesquisadores concluíram que o impacto nos animais marinhos será maior nas zonas temperadas e tropicais e que em muitas regiões polares, especialmente na Antártica, a biomassa marinha poderá aumentar.

“O futuro dos ecossistemas marinhos dependerá em grande parte da mudança climática”, resume Yunne-Jai Shin, biólogo do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

Você viu?

Ir para o topo