EnglishEspañolPortuguês

Cachorro encontrado com corpo consumido por larvas morre após resgate

5 de junho de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

Um cachorro resgatado após ser encontrado com o corpo sendo consumido por larvas, morreu na última semana em Paranavaí, no Paraná. Ele foi retirado de uma casa no Jardim São Jorge depois de uma denúncia ser feita através da Ouvidoria Municipal.

Foto: Divulgação – SPAP

De acordo com a coordenadora do Setor de Zoonoses da Vigilância em Saúde, Ana Souza, o cão foi encontrado em situação grave, com ferimentos repletos de larvas. As informações são do Portal da Cidade Paranavaí.

O tutor do animal alegou que o cão foi mordido por outro cachorro, que também é tutelado por ele, e alegou que estava aguardando uma outra pessoa para levar o cão ferido ao veterinário.

Durante o resgate, uma equipe da Vigilância prestou os primeiros socorros ao cão e o levou para a Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (Spap). No entanto, a gravidade do quadro de saúde do animal o levou à morte.

A ONG afirmou que o cachorro estava anêmico, magro e bastante debilitado. Ainda segundo a entidade, as feridas que estavam no corpo dele, repletas de larvas, não eram recentes.

“São feridas ocasionadas há dias e as miíases [bicheiras] vinham devorando a estrutura corpórea do animal. Chegaram a romper a traqueia, onde piorou o quadro do animal, e ele veio a óbito minutos depois de ser recolhido”, explicou a Spap.

Foto: Divulgação – SPAP

A situação em que são mantidos os demais animais que vivem na residência também foi avaliada pela Vigilância em Saúde. “O tutor recebeu várias notificações para adequar situações de cuidado com os animais, como melhoria da situação de aglomeração dos cachorros, limpeza de um chiqueiro de porcos e cuidados com um cavalo. Ele recebeu prazo até a próxima sexta-feira, dia 7, para atender a todas as melhorias solicitadas nas notificações, quando a equipe vai voltar ao local para conferir se tudo foi atendido”, explicou a Vigilância em nota.

Ainda de acordo com o órgão, é necessário esperar a liberação do laudo veterinário sobre o caso do cão que morreu para tomar as medidas cabíveis. “É preciso verificar, através do laudo, se o cachorro estava recebendo maus-tratos ou a morte foi realmente um acidente de briga entre os animais no quintal. Depois disso é que vai ser determinado se o tutor cometeu uma infração ou crime de abandono, se vai ser multado”, afirmou a Vigilância.

Maus-tratos a animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Na cidade de Paranavaí, o crime também está previsto em uma lei municipal, que é punido com multas de R$ 1 mil a R$ 4 mil, dependendo da gravidade do caso. A legislação da cidade ainda define que a multa deve ser dobrada se o infrator reincidir no crime.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. Doe agora.


 

Você viu?

Ir para o topo