EnglishEspañolPortuguês

Homem segue cachorra que carregava tigela de comida e tem uma surpresa

1 de junho de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Yusuf Kılıçsarı
Foto: Yusuf Kılıçsarı

Muitas vezes, as visões que guardamos de cães em situação de rua são apenas olhares rápidos e fugazes – retratos mentais instantâneos tristes da dificuldade, da luta e da miséria da vida nas ruas. As pessoas evitam olhar para a situação desses animais, dessa forma evitam confrontar sua própria responsabilidade na questão.

Mantendo o olhar por um pouco mais de tempo, porém, o protetor de animais Yusuf Kılıçsarı encontrou o amor em um ato canino. Amor puro e simples.

No final do mês passado, Kılıçsarı, que mora na Turquia, postou um vídeo de um encontro que ele teve com um desses cães abandonados andando pela rua. Quando Kılıçsarı se aproximou do animal em seu carro, pôde-se ver que era uma cachorrinha e ela estava carregando uma tigela cheia de comida na boca.

Esta cachorra estava claramente em uma missão pois caminhava determinada e parecia saber onde ia, e Kılıçsarı então decidiu segui-la.

Nos próximos minutos, o vídeo mostra Kılıçsarı sendo conduzido por ruas, passando por uma zona de construção e por um ferro-velho – onde o objetivo adorável de sua missão foi revelado.

Aqui está esse clipe na sua totalidade:

Sob os cuidados da cachorra em situação de rua estavam quatro filhotes – todos parecendo saudáveis e gordinhos, sem dúvida graças a ações como a que Kılıçsarı tinha acabado de testemunhar.

Kılıçsarı assistiu com admiração quando a mãe se deitou de lado, inevitavelmente exausta depois de sua longa excursão pela cidade. Ela fez muito esforço para que seus filhotes famintos se alimentassem, mas o tempo todo manteve um olho protetor e cauteloso em Kılıçsarı. Ele não queria machucá-los; ele estava simplesmente registrando o episódio em vídeo como um testemunho de até onde uma mãe vai pelo amor de seus filhotes.

O protetor de animais compartilhou seu vídeo imediatamente e tocou o coração das pessoas. “Ela andou de tão longe que não posso acreditar, carregou a tigela e não comeu sozinha, eu só espero que TODOS tenham sido salvos”, escreveu uma pessoa e um comentário, claramente comovida.

“Isso é a maternidade”, escreveu Kılıçsarı em seu post.

O Dodo não conseguiu chegar a Kılıçsarı para comentar ou descobrir o que aconteceu em seguida.

É possível, talvez, que Kılıçsarı tenha entregado a tigela à própria cachorra, a fim de encontrar e obter ajuda para ela e sua família. Vamos atualizar esta postagem assim que soubermos mais.

Foto: Yusuf Kılıçsarı
Foto: Yusuf Kılıçsarı

Essa cena, no entanto, é esperançosa – um verdadeiro testemunho do amor de uma mãe, mesmo nas mais sombrias circunstâncias.

Flagrantes como este só evidenciam de forma mais clara a capacidade dos animais de amar, sofrer, sentir e compreender o mundo ao seu redor. Essa capacidade foi comprovada cientificamente e atestada sob o nome de senciência animal em 2012 pela Declaração de Cambridge.

Animais merecem ter seus direitos respeitados e toda omissão com relação ao seu sofrimento, seja pelo abandono, maus-tratos, crueldade ou morte, é uma marca indelével carregada pela humanidade.

Você viu?

Ir para o topo