Dia Internacional da Criança: convívio com animais traz benefícios para as crianças


Hoje, 1 de junho, comemora-se o Dia Internacional da Criança. A data foi criada, originalmente, para homenagear as crianças e foi proclamada em 1925, em Genebra, durante a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança. No entanto, dentro do contexto dos direitos animais, é possível dar um novo significado a essa comemoração, unida à importância que o convívio que os animais na infância acarreta não só para a própria criança, mas para a construção de uma sociedade melhor.

Foto: Pixabay

Estudos comprovam que crianças que crescem com animais têm menos chance de desenvolver alergias. Os benefícios, porém, não param por aí. Os pequenos que convivem, por exemplo, com cachorros, costumam desenvolver um melhor senso de responsabilidade, já que aprendem desde a cedo a cuidar de uma vida. A criança também aumenta, nesse convívio, a compaixão que sente pelos animais e não se sente sozinha, já que tem um companheiro fiel.

No que refere à construção de uma sociedade mais compassiva, ensinar crianças a amar e respeitar os animais é de fundamental importância. Quando crescem sendo capazes de olhar para outras espécies com zelo, as crianças têm maiores chances de se tornar adultos mais éticos, que prezam pelo bem-estar do próximo, seja ele animal ou humano.

Por fim, o convívio com animais é benéfico, também, para os próprios animais. Com um grande número de animais abandonados, famílias que optam por adotá-los não beneficiam apenas o núcleo familiar, incluindo os integrante que estão vivendo a fase da infância, mas também os próprios cães e gatos que estavam fadados a uma existência repleta de sofrimento, mas que foram salvos pela adoção.

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MAUS-TRATOS

TRAGÉDIA

RETROCESSO

SOFRIMENTO

DIFICULDADES FINANCEIRAS

BELO HORIZONTE (MG)

COVARDIA

CRUELDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>